Por Guilherme Wiltgen
No dia 29 de dezembro de 1995, nas instalações da Westland Helicopters, em Yeovil, o primeiro Super Lynx Mk21A (AH-11A), da Marinha do Brasil (matrícula britânica ZH961 e C/N 050) fazia o seu voo inaugural, iniciando uma nova fase operativa do 1°Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1).
A aeronave decolou as 10h08 e efetuou um voo de aproximadamente 30 min de duração, obtendo total sucesso neste primeiro teste.
A aeronave AH-11A N-4010 (upgrade do Lynx Mk21 SAH-11 N-3027) foi recebida em São Pedro da Aldeia em 09/09/1996, juntamente com o AH-11A N-4001 (matrícula britânica ZH962 e C/N 378), primeiro Super Lynx novo de fábrica.
No dia 22/12/22, o Lince 4010 realizou sua primeira virada de solo e em breve realizará seu “terceiro primeiro voo”. O primeiro foi como Lynx Mk21 N-3027, o segundo como Super Lynx Mk21A N-4010 e agora como Super Lynx Mk21B N-4010. Esse novo primeiro voo será um importante marco dentro do seu cronograma de modernização nas instalações da Leonardo Helicopters UK, em Yeovil.
O N-4010 é o quinto helicóptero Super Lynx modernizado e irá se juntar ao N-4001, N-4003, N-4004 e o N-4005, já recebidos pelo 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1).
Além do N-4010, ainda se encontram em Yeovil em processo de modernização o N-4006, N-4009 e N-4012.
A entrega do N-4010 está planejada para Março de 2023.