O Wildcat Maritime Force baseado na RNAS Yeovilton, que inclui o 815 Naval Air Squadron, está focado em garantir que o Reino Unido esteja preparado para futuras ameaças globais, e para isso, foi testado na semana passada na costa do país de Gales, o primeiro lançamento do novo míssil Martlet por um helicóptero AW159 Wildcat HMA2 da Royal Navy.
Em 0,3 segundos, o míssil se soltou do Wildcat acelerando uma vez e meia a velocidade do som, um marco importante nos testes do novo sistema que armará os helicópteros Wildcat que serão embarcados no primeiro deployment operacional do HMS Queen Elizabeth, no próximo ano.
O Martlet, também conhecido como Lightweight Multirole Missile (LMM), já foi lançado com sucesso da fragata HMS Sutherland, de modo que o último disparo foi para testá-lo em seu papel principal.
O lançamento realizado pelo Wildact foi capturado por câmeras de alta resolução para que as equipes da Thales e da Leonardo Helicopters possam analisar o sistema nos mínimos detalhes.
Lembrando que há uma versão do Lynx do Exército britanico que fazia apoio aproximado antes da chegada de seus Apaches. O helicópetro é bem manobrável.
No período da Guerra Fria, o Lynx AH1 se mostrou muito versátil.
Armado com mísseis Hot e Tow, era o helicóptero anti-tanque do AAC.
A versão Mk7 (já retirada de serviço), foi largamente utilizada no Kosovo e depois no Afeganistão.
Se nossos Linx forem equipados com este míssil ou equivalente já poderão dar apoio aéreo para o CFN diminuindo a necessidade de um heli de ataque puro sangue.
Obs. no segundo parágrafo está escrito “embracado” em vez de “embarcado”.
Tomcat,
Obrigado pela correção!
Abs,