Beja, Portugal, 19 de outubro de 2023 – O primeiro KC-390 Millennium da Força Aérea Portuguesa (FAP) entrou em serviço hoje na Base Aérea de Beja. A aeronave foi aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal, e conta com os equipamentos padrão da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP. Em 2019, a FAP encomendou cinco aeronaves C-390, um pacote completo de suporte e serviços e um simulador de voo. A entrada em serviço ocorreu após cerimônia realizada na última segunda-feira (16), na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, Brasil.
“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirma Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.
“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.
A aeronave de transporte tático militar multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível. O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação a outras aeronaves militares de transporte de sua categoria, e voa mais rápido e mais longe. A plataforma multimissão é capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
A configuração de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já comprovou suas capacidades em operações da Força Aérea Brasileira, tendo reabastecido diferentes modelos de caças e também outro KC-390, a partir de pods instalados sob as asas. O KC-390 é a única aeronave na sua categoria atualmente em operação capaz de realizar tal missão.
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.
FONTE: Embraer
O que o Brasil precisa urgentíssimo, seria desenvolver um caça de quarta ou quinta geração, para não ficarmos dependentes de Suécia Estados Unidos e outros de maneira geral! Com certeza, a Embraer teria condições para isso, sabemos das dificuldades existentes nesse mercado da concorrência investimentos e outros! Não precisamos de Uma Força Armada com tantos homens, a modernização não iria exigir tanto o material humano e sim máquinas colocadas em pontos estratégicos brasileiros, da seguinte forma: seria só termos uma força aérea cabos dentro do nosso país e baseados em bases aéreas estratégicamente distribuídas em todo o território do Brasil fortemente armados desse nível, evitaria milhares de homens sem nada o que fazer dentro de quartéis! Eu já tenho uma certa experiência em guarnições das Forças Armadas, um pessoal mal treinado, o dia inteiro à toa e gastando o dinheiro público inutilmente!
Lindo marco, oque son me faz lembrar que o Kc390 ja ta operando no exterior e ate hoje não terminamos aqui no Brasil os hangares e infraestrutura para manutenção. Tem KC pegando sol e chuva no patio a 3 anos em anapolis, ridiculo isso!!.