Há um ano, foi realizada a inauguração da linha de produção do Gripen E na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP).
Esta inauguração marcou mais uma importante etapa do programa de transferência de tecnologia e a entrega de uma das contribuições mais significativas para o ecossistema do caça no Brasil.
A linha de produção, que é a única do Gripen E fora da Suécia e a primeira a produzir caças supersônicos na América Latina, é responsável pela fabricação de 15 unidades dos caças da Força Aérea Brasileira e poderá ainda atender quaisquer pedidos futuros para o Brasil ou para outros países da região.
FONTE: Saab
Leia também:
Saab e Embraer inauguram única linha de montagem do Gripen fora da Suécia
As criticas sao tipicas de brasileirinhos acostumados com o que e de fora e melhor e com estas ideias nos perdemos o bonde do caminhão brasileiro (FNM), o carro brasileiro (Gurgel), o trem brasileiro (Mafersa), o tanque brasileiro (Osorio), e quase o chip brasileiro (Ceitec – aonde o classista do Bolsonaro queria que fechasse – nao foi ele que ventilou a ideia de deixar os EUA tomar conta da Amazonia?).
Esta mentalidade de porco, e herança portuguesa aonde os brasileiros nao tinham como adquirir cultura a nao ser a usada no livros de armazéns e cooperativas.
Vc tem razão. Inclusive nosso colonizador já era vassalo da outra potência da época a Inglaterra. E por conseguinte o Brasil TB virou vassalo. A Inglaterra sabotou o Brasil desde início junto com a maçonaria. Hoje o EUA substituiu a Inglaterra como nosso colonizador.
Delírio tupiniquim. Compre o que tem de melhor e para de mimimi.
A VERDADE é uma só, “todos” dizem amar o BRASIL,mas quem geralmente comanda, nunca pensa assim………..infelizmente…………
Tá muito atrasado, já era para estarmos com 25 Gripens…
esse atraso se resolve de forma simples…. é so PAGARMOS!! o calote que ja demos a SAAB e a demora no repasse é o motivo da demora na construção
Nós não Bolsonaro
A torcida do quanto pior melhor veio aqui com o coro ensaiado… Se dependesse dessa gente o Brasil já teria virado colônia de novo.
O programa Gripen é um dos mais bem sucedidos programas no qual o Brasil participou, se tem gente que tá com raiva é pq está dando certo.
Concordo, em gênero, número e grau.
Kkkkkkkkkkk esse, é o Brasil…MONTA as partes e diz que fabrica!!! Kkkkkkkkkkkkkkk outro detalhe é que, em outros paises , esta maquina ja é SUCATA….kkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu ja estou com 67 anos e, ha mais ou menos 60 anos eu escutava: o Brasil é o pais do futuro…kkkkkkkkkkkkk o futuro que NUNCA CHEGA, pois os BANDIDOS politicos nao deixam, pois so ROUBAM a Nacao…! Daqui a mais 60 anos estarao meus netos ouvindo : o Brasil é o pais do futuro!!!
Idvani meu amigo, esta máquina não é sucata em nenhum lugar desse planeta, você está totalmente equivocado nessa sua afirmação já no restante vc está absolutamente correto.
Parece mesmo que o tempo passou. Mas a sua visão continua a mesma.
Trocamos óculos mas nao mudamos as lentes.
Idvani,
Felizmente você está enganado!
Pelo visto desconhece que fabricamos partes e peças do Gripen E, inclusive para os que estão sendo fabricados em Linköping, na Suécia.
Nenhum outro país considera o Gripen E como sucata, muito pelo contrário, consideram um excelente caça, mesmo sendo de 4ª geração. Tendo os seus aviônicos, sensores e armamentos no estado da arte.
Leia mais o DAN, vai descobrir muita coisa interessante aqui…😉
Precisamos ser honestos. Saab produz no Brasil seis partes de fuselagens externas. Somente isso resto está sendo produzido na Suécia.
Embraer monta os elementos produzidos pelo Saab. Então não podemos falar que avião está sendo produzido no Brasil. Está sendo montado aqui, o que não diminui importância de Embraer como um parceiro valioso para SAAB.
Próprio presidente de Saab no ano passado abrindo unidade que se chama Saab Aeronáutica Montagens falou isso.
Mas isso não diminui importância do Brasil. Quantos países montam aviões militares russas ou americanas. Pode contar nos dedos. Nada importa. Monta e com orgulho.
Chamar de sucata aí não né, falou nada com nada.
O pior de tudo é o cara vir falar várias asneiras dessas e rindo , olha é muita ignorância, uma simples pesquisa ele saberia que 40% do recheio tecnologico do caça é nacional e 70% da sua estrutura física conforme o contrato, sem nenhum embasamento o cara vem aqui falar besteira. Mesmo no caso da Helibras que tanto fazem pouco , nossos Esquilo, Pantera e Caracal, todos possuem indices de nacionalização variando de 30 a 50%.
Debocha de algo que não faz ideia do que esta criticando! Ao invés de demonstrar que sabe digitar em sequência a letra “k” deveria se informar do tema. Além do Brasil quantos países na América Latina monta, ou seja fabrica, partes de caças? Nenhum! Já começa errado por aí. Montar é sinônimo de fabricar. Em uma linha de produção é feito a montagem dos componentes do produto em uma fábrica, portanto montar e fabricar é a mesma atividade. O único país além do Brasil que opera o Gripen E é a Suécia, faltou se atentar para esse “detalhe” também, algo que nitidamente o senhor não sabe.
Já a ideia de “país do futuro” isso é só uma propaganda, baseado em uma mera propaganda vemos comentários como esse de quem não entende a importância do Gripen para o Brasil. Pior do que os políticos ladrões são os eleitores que votam (confia) neles a ponto de caírem em propaganda como “se ele não for um bom prefeito, nunca mais votem em mim”. Uma pessoa se candidata em um cargo que sabe que não ganhará por que ele mesmo pediu que não votassem nele. Moral do argumento: não basta apontar o dedo para o erro dos políticos, somos nós que os colocamos no cargo. Não reconhecer a própria parcela de culpa do que acontece no país e ficar acusando é fácil!
Resumidamente, e com todo o respeito, o senhor falou e não disse nada. É como se montar caça fosse simples assim: “só monta!” Respeite o Gripen!
Você nem sabe o que fala. Os gripens são novos e estão em disputa com o F16 Americano….
Já divia esta é pronto mas de 2 anos para divulgar só isto tinha e que tá pronto
O avião está sendo Montado no Brasil, não fabricado!
Coisas bem diferentes!
Não entendo porque insistimos nesse termo.
Tá sendo fabricado sim. Aeroestruturas e aeropartes são feitas na fábrica da Saab em São Bernardo. Outras aeropartes são feitas por outras empresas em São José dos Campos e Fortaleza. A Embraer pega tudo e monta. Motor vem do EUA, radar da Itália, assento ejetor vem da Inglaterra e o resto tá sendo feito aqui.
e ai é a carcaça , mas de um ano uma carcaça montada
Já eu não entendo porque o brasileiro insiste em colocar defeito em assuntos tão importantes como fabricar caças. É como se estivéssemos construindo panelas! Ou o mais banal produto que possa existir. O país constrói caça e acha que isso é a atividade mais normal do mundo? Ainda mais se tratando de um caça de última geração! Deve existir um estudo chamado “brasiologia”, não é possível que temos que ler comentários desses! Como se entende a mentalidade de brasileiro?
Boa tarde amigo Guilherme vc sabe como está o cronograma de entrega dos caças Gripen?
2 existe previsão de compra de caças usados?
Obrigado
usados? como assim?
1-atrasado
2-vindo da fab,tudo é possível.
Boa tarde
Parabéns a todos os engajados no projeto exitoso do Gripen NG.
Precisamos encomendar mais unidades do caça, e torcer para outros países tambem fazerem encomendas.
Show! Agora vamos botar pra voar.
Ainda aguardando a RENEGOCIAÇÃO NECESSÁRIA (segundo o próprio presidente da SAAB) deste governo do cronograma de entregas do Programa Gripen IMPOSTO UNILATERALMENTE pelo governo anterior.
Tanto pela impossível entrega de 11 aeronaves Gripen em 2026 e 2027, como pela ratificação (ou não) da péssima decisão de “DESTRANFERÊNCIA DE TECNOLOGIA” da produção dos Gripen F da EMBRAER para a Suécia.
Ou mesmo SE a SAAB realmente aceita produzir os Gripen F para a FAB (uma vez que a Suécia não utiliza a variante e ela até hoje não o disse FORMALMENTE).
Uma vez que a empresa não se comprometeu a fazê-lo no contrato original ela pode JURIDICAMENTE simplesmente substituí-los pelo mesmo número de GRIPEN E…
Mas o povo aqui no Brasil se faz de desentendido bo assunto desde 2022…
Comando da Aeronáutica inclusive…
A questão do Gripen F é porque fabricar na Suécia seria mais econômico e poderia gerar encomendas de mais Gripens E.
O curioso é que a essa mudança súbita da Saab de abandonar a fabricação do Gripen F, se deu alguns meses após a FAB confirmar as notícias do desenvolvimento do MICLA, a versão aérea do AV MTC. Especialistas disseram que o Gripen F, fabricado no Brasil, poderia ser preparado para missões de dissuasão nuclear, além de guerra eletrônica, comando de vants, treinamento e claro, caça, ataque e reconhecimento.
Foi depois da confirmacao do MICLA que a Saab desistiu de fabrica-lo por aqui, alegando que eram poucas unidades para ter uma linha no Brasil. O que é muito estranho, porque o que poderia está sendo feito na Suécia com participacao de engenheiros e tecnicos da Embraer, seria só o prototipo do caça. Correndo tudo certo, os outros 7 seriam fabricados aqui, como desde o início estava combinado. Mas depois que o MICLA foi confirmado pela FAB, parece que alguém deu uns tapinhas nas costas dos suecos e eles “mudaram” de ideia, desconversaram sobre a produção no Brasil e agora que viraram membros da OTAN, parece que não querem produzir nem mesmo o próprio caça. Por que será?
Dissuasão nuclear????!!!??
Sim. Se algum dia, o governo resolver adotar armas nucleares, o Gripen F seria a plataforma aérea mais adequada para opera-las e o micla, um meio possível de as entregar.
O mundo está muito volátil e o futuro, indeciso. Portanto, é melhor estarmos precavido. E ter o.dominio da tecnologia construtiva,m e a capacidade de preparar tais é fundamental.
A primeira unidade do Gripen F começou a ser produzida em 2023 na Suécia. Imagens foram divulgadas na. época, portanto não haverá problemas em relação a isto.
Sobre a negociação de novos caças, acredito que pela postura totalmente favorável do atual presidente em relação à modernização das FAs, apesar das oscilações no orçamento creio que irá se concretizar.
Até lá ficaremos nesta expectativa pois realmente está demorando um pouco a definição sobre o que será . Extender o contrato atual e fechar outro após com não fazemos ideia de quantas unidades ou algo diferente.
Ainda bem que você que sabe tudo está aqui para esclarecer…com este governo atual TUDO será mais difícil…