Em 15 de julho de 2013 o primeiro dos dois F35 holandeses de teste foi transferido pelo governo dos EUA para o Ministério da Defesa holandês. Essa é também a primeira aeronave de pouso convencional (CTOL) entregue a um parceiro internacional do programa F35.
Segue a tradução do comunicado do Ministério da Defesa holandês:
A Holanda encomendou esta aeronave em 2009 com o objetivo de participar da fase de teste operacional do programa F-35. Depois que o avião foi verificado, ele foi oficialmente transferido para o Ministério da Defesa holandês. Isso ocorreu em Ft. Worth, nos Estados Unidos.
Com isso, a Holanda tomou posse da aeronave e agora será responsável pela sua manutenção e segurança. Com isso alguns funcionários do ministério da defesa holandês terão treinamento técnico, e em seguida irão supervisionar os trabalhos de manutenção feito pelos norte-americanos. Até agora, a produção da segunda aeronave encomendada em 2011 está finalizada, e a aeronave ainda está passando por alguns testes de vôo de aceitação.
As expectativas são de que a primeira aeronave de teste voe em alguns dias, por um piloto norte-americano para a base da força aérea dos EUA na Flórida, aonde a aeronave permanecerá armazenada até que uma decisão seja tomada quanto a substituição do F-16 em conexão com o memorando sobre o futuro das Forças Armadas dos Países Baixos.
Durante este período de armazenamento, a aeronave será utilizada para testes em solo.
FONTE: Defense-Aerospace
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval