Por Guilherme Wiltgen
O primeiro Esquadrão operacional de aeronaves E-2D Advanced Hawkeye da US Navy, foi declarado seguro para voo no dia 03 de janeiro.
O Carrier Airborne Early Warning Squadron 125 (VAW-125), baseado na Naval Station Norfolk, já possui tripulação treinada e em número suficiente para operar suas aeronaves de forma segura, um marco no caminho para a prontidão operacional do Advanced Hawkeye.
O VAW-125 vai trazer o E-2D para capacidade operacional inicial em outubro e deverá embarcar com sua nova aeronave em um porta-aviões no final deste ano, ou início de 2015, para o seu primeiro deployment.
Este avião seria um sonho para o Brasil, mesmo não embarcado, seria muito útil para usá-lo dentro do nosso imenso território que é quase um continente, sei que a IDF usa-o muitissimo bem e Israel não tem porta-aviões. Lamentavelmente é um sonho intangível, os EUA só vendem essa arma fabulosa para paises sérios, democráticos e amigos, o que não é bem o nosso caso, pois apoiamos Cuba, Irã, Líbia do Kaddafi,Venezuela e países africanos com ditaduras militares.
E por qual motivo esse avião seria um sonho para o Brasil? Já contamos com cinco aviões E-99, que tem desempenho muito melhor, por se tratar de um jato e não de um turbohélice. Os E-2 israelenses, que eram de uma versão mais antiga, foram aposentados e vendidos ao México em 2002 (que por sinal, é outro país usuário do E-99). A aeronave AEW de Israel hoje é o IAI Eitam que é baseado na célula do Gulfstream. Quando ao Brasil não ser “um país sério, democrático e amigo” dos EUA, gostaria que você tecesse algum comentário sobre os maiores aliados dos EUA no Oriente Médio, países com monarquias absolutistas e teocráticas como a Arábia Saudita (maior financiadora do terrorismo global) ou Qatar. Mas acho que sua visão seletiva das coisas não vai conseguir enxergar isso.
Alguém sabe dizer como se faz pra colocar o avatar?
Luiz, vocês tem informações sobre algum estudo de helis AEW que por ventura foram analisados pela MB?
sds
A MB já estudou e decidiu por aviões AEW.
Como gostaria de ver essa máquina na MB.
Um porta-aviões como o “São Paulo” não precisa de uma aeronave como essa ??? Não é fundamental para uma melhor proteção, para um alerta bem antecipado sobre a aproximação de um inimigo???
Antonio, este tipo de aeronave é fundamental para a segurança de um PA. Porém, o E-2D não “cabe” no nosso PA. Por esta razão, a MB está trabalhando para, após a chegada do C-1A, partir para o nosso AEW.
Abs