São José dos Campos, 05 de abril de 2024 – O primeiro E190F, avião convertido de transporte de passageiros para cargueiro (E-Freighter), completou com sucesso seu voo inaugural hoje, em São José dos Campos. A equipe da Embraer voou o jato E-Freighter por aproximadamente duas horas, realizando uma avaliação completa da aeronave, que seguirá em testes antes de entrar em operação. A aeronave pertence à Regional One, companhia de leasing dos Estados Unidos.
“O programa E-Freighter abre uma nova oportunidade de negócios para a Embraer, atendendo à crescente demanda global do setor de e-commerce por transporte de carga, aliando a alta tecnologia da família E-Jets a um desempenho operacional imbatível”, afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com o avanço rápido do período de testes do E190F e do E195F, que serão ferramentas importantes para nossos clientes atuarem de forma mais ágil e descentralizada”.
O primeiro voo faz parte de uma série de avaliações que a Embraer está realizando para a entrada em operação dos jatos E-Freighter. A aeronave já realizou de forma bem-sucedida os testes de pressurização em solo e carregamento de cargas.
Os E-Jets convertidos para cargueiros terão mais de 50% de capacidade de volume, três vezes o alcance dos grandes turboélices cargueiros e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies. Se combinada a capacidade sob o piso e convés principal, a carga útil estrutural máxima é de 13.500 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.
Lançado em 2022, o programa de conversões de E-Jets de transporte de passageiros para cargueiros contou com a participação de uma rede global superior a 40 fornecedores e mais de 600 funcionários da empresa, que dedicaram mais de 500 mil horas ao E-Freighter.
FONTE: Constant Contact
André,
Existe o grande, médio e pequeno, então o raciocínio foi criar um mini mrtt a partir do E190F e E195F.
O primeiro passo foi dado converter o E190 e E195 em cargueiro, agora só transforma lo na Embraer em produção em série ou personaliza lo a gosto.
Seria gasto ou desperdício usar um avião grande como kc390 p reabastecer por exemplo 3 caças…, entendeu a ideia…
E outra a fab poderia usar o kc390 e também o E190F ou E195F ou mini mrtt p transportar cargas não muito grandes e pelo design do E190F voaria mais rápido do q o Emb Brasília por exemplo…
Abraço
Muito bom !!!…
Agora só instalar pods p reabastecimento em voo, e uma sonda p a aeronave reabastecer durante voos prolongados, q foi criado um “mini mrtt”.
P mim é mais econômico utilizar minis mrtt p reabastecer pequenas frotas ou esquadrilha de caças em missões ou treinamento do q um avião maior, e outra sendo cargueiro também pode ser utilizadas p o envio de pequenas cargas em alta velocidade…, praticidade e economia.
E se a Embraer adotar pneus mais resistentes e flaps maiores p algumas versões os mini mrtt serão uma luva em regiões difíceis como a “nossa Amazonia”.
Namastê
Abraço
“Só” instalar pods passa a impressão de que tudo é simples assim na área militar. É inconcebível essa ideia, Roberto, porque isso prejudica a obtenção dos KC390 em transportes táticos já contratados, e nem se compara com o KC30 para o transporte estratégico. Lembrando que o KC390 lança paraquedistas, portanto multifuncional o que pesa a favor desse jato. Pode ser uma alternativa aos KC390? Acho difícil porque prejudica a imagem do avião do ponto de vista comercial no exterior se no lugar dele a FAB comprar um avião adaptado.
Imagina! Toda aquela campanha para promover o KC390 demonstrando suas capacidades e de repente, no meio do processo, compra um avião convertido. Foi uma luta para vender o avião superando críticas de vendas e agora que vemos uma luz no fim do túnel com algumas vendas externas importantes compra esse tipo de avião. Seria um tiro no pé se a FAB fizer isso!
O emprego dessas aeronaves deve ser mais para setores regionais (exclusivamente civil) e não militar, o que exigiria muito planejamento e dinheiro da FAB sendo que os KC30 nem foram convertidos ainda.