O primeiro A400M de produção está previsto para ser entregue à Força Aérea Francesa e alcançar a capacidade de operação militar inicial (IOC) no segundo trimestre de 2013.
Conhecido como MSN-7, o primeiro avião voou em 06 de março e está passando por testes finais nas instalações da Airbus Military em Sevilha.
Damien Allard, gerente de desenvolvimento de marketing da Airbus Military, disse à Shephard que a aeronave será entregue após ele conseguir sua certificação militar da França.
Os primeiros mecânicos e pilotos da Força Aérea Francesa concluíram seus cursos de formação, em Fevereiro e a primeira tripulação qualificada do A400M estava pronta em Abril após seu vôo inicial.
Ainda esse ano mais duas aeronaves (MSN-8 e MSN-10) serão entregues à Força Aérea Francesa, e uma única aeronave (MSN-9) destinada para a Força Aérea Turca. A produção está prevista para aumentar a partir de 2014 e atingir uma taxa de 2,5 aeronaves por mês a partir de 2015.
Partes do A400M são fabricados no Reino Unido, Alemanha e França e são enviados para Sevilha para a montagem final e integração. Na seção H1.1 as peças são reunidas para criar uma aeronave estruturalmente completa, embora sem os motores e alguns forros internos e painéis.
A aeronave então é movida para a seção H1.2 para completar testes no solo e instalações adicionais. Este é o lugar aonde todos os sistemas hidráulicos e pneumáticos e os sistemas elétricos e de vôo são verificados além dos sistemas de rádio e combustível – estes últimos acontecem do lado de fora por razões de segurança.
MSN-8, a segunda aeronave francesa, está atualmente na pista para completar os testes de rádio e de combustível e se prepara para o seu primeiro vôo. O primeiro avião turco, MSN-9, e a terceira aeronave francesa, MSN-10, estão no salão H1.2 e a quarta aeronave francesa, MSN-11, está passando por montagem na seção H1.1.
O A400m possui 8 clientes até agora. A França quer 50 aeronaves; Turquia 10, a Alemanha vai começar a receber o primeiro das suas 53 aeronaves, juntamente com o primeiro de 22 para o Reino Unido a partir de 2014.
A Malásia vai começar a receber o primeiro de 4 aeronaves a partir de 2015 e a Espanha verá o primeiro da sua encomenda de 27 em 2016. A Bélgica tem encomendas para 7 e Luxemburgo encomendou 1 aeronave que entrará em produção em 2019.
FONTE: Shephard Media
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval