Por Guilherme Wiltgen
Getafe, Espanha – Durante o primeiro dia do Trade Media Briefing nas instalações da Airbus DS, visitamos a linha de montagem final (FAL – Final Assembly Line) do A330MRTT.
Nos foi mostrado a primeira aeronave A330 ex-Iberia nas instalações em Getafe (Madrid), para a sua conversão para MRTT (Multi-Role Tanker Transport) para a Força Aérea da Espanha.
É possível observar a complexidade do processo de conversão realizada pela Airbus em Getafe, onde a aeronave recebe diversas intervenções, um trabalho de engenharia que trabalha em diversas partes da aeronave, tanto interna quanto externa, instalando todos s equipamentos de missão, sendo possível entender a fila de espera para a conversão.
O A330 será convertido para operar como aeronave de transporte militar e para operações de reabastecimento em voo (REVO). Será equipado com uma mangueira de última geração e sistema de reabastecimento e um kit específico de evacuação médica (EVAM/MEDEVAC).
O avião que conhecemos hoje, chegou a Getafe para sua conversão em 28 de outubro e está programada para ser entregue em 2023.
Boa tarde! Este A330 receberá porta de carga ou apenas os kits de revo, evam, etc?
Excelente! Foi mencionado algo sobre os brasileiros? A negociação, previsão de datas, configuração, fila de espera, alguma coisa?
Ainda está em negociação, então Jean-Brice preferiu ser bem sucinto na sua resposta, não comentando muito a respeito.
Muito obrigado, caro Wiltgen!