Acidente com o helicóptero AS332 L2 Super Puma G-WNSB, na aproximação ao Aeroporto de Sumburgh, em 23 de agosto de 2013.
Às 1717 horas UTC de 23 de agosto de 2013, um AS332 L2 Super Puma caiu no mar, durante a aproximação no aeroporto de Lerwick, nas Ilhas Shetland. Quatro dos 18 ocupantes perderam suas vidas neste acidente.
O Air Accidents Investigation Branch (AAIB) imediatamente despachou uma equipe de investigadores e de pessoal de apoio para Aberdeen e às Ilhas Shetland. De acordo com os protocolos normais, o AAIB convidou os representantes do BEA (Bureau d’Enquêtes et d’Analyses pour la sécurité de l’aviation civile), da fabricante do helicóptero e da fabricante do motor, para participarem da investigação.
Informações preliminares indicam que a aproximação transcorreu normalmente até aproximadamente três milhas da pista, quando houve uma redução de velocidade acompanhada por um aumento da taxa de descida. O helicóptero bateu no mar a cerca de duas milhas a oeste da pista 09.
As evidências disponíveis sugerem que o helicóptero fez um impacto vertical na água. Em seguida, rapidamente adernou e flutuou em direção norte Garths Ness. O helicóptero sofreu vários danos devido aos repetidos impactos da fuselagem com a costa rochosa. Alguns partes dos destroços já foram recuperados e serão transportados para a sede da AAIB em Farnborough.
Continuam as tentativas de recuperar o gravador de voz e Dados do voo, em conjunto com outros itens de destroços. Esta é uma operação difícil, devido à característica do ambiente no qual está localizado o destroços.
A investigação está em curso e, nesta fase inicial, não é possível identificar os fatores e as causas que levaram ao acidente.
NOTA do EDITOR: O gravador de voz e de dados de voo do AS332 L2 Super Puma já foi recuperado e será transportado ainda hoje para a sede do AAIB.