Por Guilherme Wiltgen
Durante uma entrevista concedida hoje (11) para uma rádio de Fortaleza, o Presidente da República disse que “solicitei ao Ministro da Defesa que apresentasse uma proposta para aquisição de um novo avião presidencial.”
O PR justificou a aquisição após o episódio ocorrido no México, quando a aeronave VC-1, um Airbus A319CJ (Corporate Jetliner) sofreu uma pane em um dos motores, sendo necessário queimar combustível por mais de 4 horas para que fosse realizado o pouso com total segurança.
Batizado pela Força Aérea Brasileira de Santos Dumont, logo foi popularmente conhecido de forma pejorativa de Aerolula, em uma alusão aos aspectos de luxo da aeronave.
Segundo Lula, o avião “para o Presidente da República, não é um avião pro Lula, pro FHC ou pro Bolsonaro, é para instituição Presidência da República, quem quer que seja eleito presidente.”
Mas a declaração que mais chamou atenção foi a que Lula solicitou a aquisição de “não apenas um, mas aviões”. Acrescentando que “vamos comprar outros aviões, pois é preciso os ministros viajarem, os ministros precisam viajar”, dizendo que os seus ministros não podem ficar só em Brasília, precisam visitar os Estados.
Com tantas deficiências que hoje temos nas três Forças Armadas, que necessitam de equipamentos modernos para o cumprimento de suas missões de defender a soberania nacional,
como a compra do Atmos para o Exército, travada por questões ideológicas de um membro do atual governo, esperamos do PR o mesmo empenho para adquirir o segundo lote de caças Gripen, fundamental para defesa do espaço aéreo, a conversão dos dois KC-30 em MRTT, fundamental em situações como a operação de repatriação atualmente em curso, os segundos lotes de Fragatas da Classe Tamandaré e dos submarinos da Classe Riachuelo para proteger a Amazônia Azul.
A propósito alguém sabe como andam as investigações sobre a queda do Hermes 900 durante as operações em apoio as enchentes do Rio Grande do Sul, intrigante como abafaram esse caso também.
Está mesmo precisando de um bar com asas maior.
Mais caças precisamos…. Não precisamos de aviões de passeio
Mais ou Menos Igual os Móveis do Alvorada , mas sumir com um Avião não é fácil ,
Muitos dos nossos políticos a idéia deles é entregar o Brasil nas mãos dos americanos ou chineses a única coisa que impede isso são as forças armadas quanto mais fracas são mais fácil se tornaria.
No caso dos aviões se é para comprar um novo que comprem um MRTT serviria a presidência e como abastecedor de longo percurso .Anos atrás os ingleses ofereceram um desses para FAB o negócio não foi a diante.
Muitos podem reclamar, mas a verdade é que isso é questão de segurança nacional.
O presidente do Brasil, não importa quem seja ou seu partido, não pode passar por riscos ou ficar sem comunicações com a capital, não importa o lugar do mundo que esteja voando.
A compra é correta, e politicagem não cabe nesse assunto.
Aeronaves devem ter sua manutenção para o bom funcionamento. Se for o caso pode até modernizar. A compra só se justifica se o custo de manutenção ou modernização for maior do que a compra de uma nova. Já vivemos em um país de poucos recursos, dinheiro não é pra ser gasto de qualquer forma.
Tu tens vco.privacao de que anv tem problemas de ciclos de voo,???
Tu tens confirmação de que anv tem apresentado problemas corriqueiros dados a suas horas de vôo???
Tu tens o formação se a anv deixou de cumprir mais alguma missão além desta ocasionada por uma pane?
Então cidadão, em um país com um déficit de caixa beirando um.trilhao de reais, uma Força Aérea cuja a idade de 75% de sua aviação de caça supera os 30 anos, sua infra estritura de bases a excessão da BAAN está em pedaços, e ainda em um país com tantas necessidades urgentes como por exemplo anos orgânicas de combate a incêndios. A última das últimas prioridades é um.novo avião para o GTE.