Por Guilherme Wiltgen
Durante uma entrevista concedida hoje (11) para uma rádio de Fortaleza, o Presidente da República disse que “solicitei ao Ministro da Defesa que apresentasse uma proposta para aquisição de um novo avião presidencial.”
O PR justificou a aquisição após o episódio ocorrido no México, quando a aeronave VC-1, um Airbus A319CJ (Corporate Jetliner) sofreu uma pane em um dos motores, sendo necessário queimar combustível por mais de 4 horas para que fosse realizado o pouso com total segurança.
Batizado pela Força Aérea Brasileira de Santos Dumont, logo foi popularmente conhecido de forma pejorativa de Aerolula, em uma alusão aos aspectos de luxo da aeronave.
Segundo Lula, o avião “para o Presidente da República, não é um avião pro Lula, pro FHC ou pro Bolsonaro, é para instituição Presidência da República, quem quer que seja eleito presidente.”
Mas a declaração que mais chamou atenção foi a que Lula solicitou a aquisição de “não apenas um, mas aviões”. Acrescentando que “vamos comprar outros aviões, pois é preciso os ministros viajarem, os ministros precisam viajar”, dizendo que os seus ministros não podem ficar só em Brasília, precisam visitar os Estados.
Com tantas deficiências que hoje temos nas três Forças Armadas, que necessitam de equipamentos modernos para o cumprimento de suas missões de defender a soberania nacional,
como a compra do Atmos para o Exército, travada por questões ideológicas de um membro do atual governo, esperamos do PR o mesmo empenho para adquirir o segundo lote de caças Gripen, fundamental para defesa do espaço aéreo, a conversão dos dois KC-30 em MRTT, fundamental em situações como a operação de repatriação atualmente em curso, os segundos lotes de Fragatas da Classe Tamandaré e dos submarinos da Classe Riachuelo para proteger a Amazônia Azul.
Quem o elegeu é culpado
Tipico petista
Estuda o q é uma continência primeiro antes de falar asneira
O proprioKC-30 MRTT pode ser usado como transporte presidencial de longo alcance! Com a possibilidade de poder levar uma escolta de caças, que poderia reabastecer ao longo da viagem para dar mais segurança a essa aeronave. Será que não pensam!
O Lula não cansa de nos surpreender, nem de provar que sua canalhice, sua hipocrisia e sua cara-de-pau não têm limite.
Para um país ser grande tem que pensar grande.
Agora idolatrar um presidente patético que fala de patriotismo e ao mesmo tempo que bate continência para bandeira de outro país é o melhor…..
PARABÉNS PRESIDENTE LULA..
Outra surpresa é a de que temos o primeiro presidente “persona non grata” da história do Brasil.
Uma pergunta. Será que dar para transformar ele em Reabastecedor?
Mais do mesmo… ostentação com o dinheiro público. Essa aeronave é boa e pode ser perfeitamente adaptada com alijamento de combustível e afins. Esse senhor e sua sanha de gastar dinheiro que não é seu com a chancela desse “presidencialismo de coalizão” vai encher o GTE de carruagens para essa gente esbanjar mundo a fora com o dinheiro do contribuinte brasileiro. A FAB precisando de vetores dos mais variados e esse “comandante chefe” com esses arroubos.
A própria FAB não quer uma adaptação, e de fato é ridiculo um país do tamanho do Brasil não ter um avião presidencial transcontinental.
Se encontra em literaturas de psicologia, psiquiatria e vertentes espirituais, ensinamentos como, hoje eu penso assim e amanhã eu pensarei diferente, é normal, mas sempre p o melhor ou superior.
No primeiro momento q ouvi a notícia acima via TV e não gostei e até critiquei, mas ao ouvir depois um especialista dando explicações e refletindo melhor, mudei o entendimento.
Um avião mais novo, e com maior alcance é válido p este governo e os futuros.
Na minha ótica, deveriam cancelar as conversões dos a330 em mrtt, e comprar um mrtt a330 novo, zerado, um dos a330 fica p o presidente fazer viagens diplomáticas e de negócios, e ate outros servicos, e o outro a330 vende p algum país ou companhia aérea.
P mim os ministros e outras autoridades de estado p viajar no Brasil ou exterior podem usar as companhias aéreas normais fazendo, uma cotação p saber qual oferece a viajem mais barata, e ou ao chegar no aeroporto mais próximo, poderia utilizar uma aeronave de transporte local p baratear custos e limitar viagens e gastos desnecessários, sem falar em gerar empregos locais….
Os ministros e outras autoridades também podem usar sempre q possível vídeo conferência p diminuir gastos públicos, qd for a oportunidade.
Não é ser miserável mas ser sim econômico e racional.
Namastê
Abraço
Costumo discordar de quase tudo que esse senhor fala e faz na presidência (e do anterior também) mas no caso do A319 concordo com a necessidade de substituição. Aliás foi adquirido no governo anterior dele, já não sendo a melhor alternativa, na minha opinião o ideal seria comprar um A330, 767, ou 787 usado por preço razoável e converter em VIP. Quanto ao GTE,, é a vitrine da FAB para a vergonhosa farra com dinheiro público do contribuinte, deveria só ter os aviões presidênciais, o bando de ministros que voem em aviões comerciais. Agora Celso Amorim que nem ministro é barrar compras de Israel por simpatia aos terroristas é uma aberração, se Israel retaliar fechando a AEL metade da frota da Fab não sai do chão, inclusive os Gripens
Ele foi encomendado pelo Luis Inácio e teve seu primeiro voo com o próprio.
É uma boa aeronave, com um bom alcance. Relativamente nova. Tem quase 20 anos e menos horas voo que avião comercial.
Alguns dizem que a troca é questão de segurança nacional. Outros que a aeronave não atende as necessidades da presidência.
Pura piada com o dinheiro do contribuinte.
Para os que pensam assim, se informem melhor sobre a aeronave, seu uso, rotina de manutenção, custos, etc.
Mas parem de achar que dinheiro dá em árvore.
O ego dele quer uma aeronave mais nova. Não existe necessidade de compra.
Existe sim a necessidade de agilizar o orçamento do programa F-X para vermos mais aeronave no GDA.
Falta dinheiro para tudo. Hospitais Federais do RJ estão falidos. Orçamentos cortados em todos os Ministérios. Não hora de fazer festa!!! Mas Governo Populista é isso mesmo! Eu não votei nesse bando!!!!
Como disse um ex-ministro da fazenda, na época amigo, parceiro e companheiro do atual Chefe de Estado brasileiro. Ao longo da segunda gestão, um ego enorme acabou se transformando-se em narcisismo.
Bom. É a vida. Um dos pontos negativos da democracia. Mas ainda é o melhor modelo político que a humanidade conseguiu projetar.
De fato é necessário. O A319CJ não é adequado para a função a que se destina. Perna curta e já bem usado, apresentando pane de motor mesmo com a cuidadosa manutenção que recebe. É hora de trocá-lo.
Mas sobre comprar outros aviões para uso de ministros, na atual situação de morosidade em que a FAB se encontra para a aquisição de mais F-39, para a conversão dos A-330 em MRTT, na diminuição do número de KC-390, inúmeras outras necessidades cruciais sem sinais a vista de que serão sanadas, querer montar uma frota executiva de luxo para ministros e aliados, isto soa como uma afronta inacreditável.
Não bastasse lula ter aceitado a sugestão de Celso Amorim para sabotar a modernização de nossas capacidades de defesa bloqueando o Atmos por questões ideologicas, se o dinheiro não é suficiente para tudo, então e hora de direcionar o que se tem para o critico necessário, e não para luxos executivos para políticos.
Pior e vê gente defedendo ainda mais privilegio aos mamadores dos recursos publicos…Ministro deveriam viajar em voo comerciais. lembrando que maioria das aeronaves comerciais em operação tem mais de 20 anos. Governo das narrativas…
Na entrevista completa, esse senhor que ai está presidente, alegou para a compra desses novos “aviões”, a dimensão do Brasil. Eu não entendi o que tem haver a compra dos meios ao qual sou contra por hora, com a extensão territorial do país. Acredito que ele deveria estar falando aos seus apoiadores, do tipo. “Samus uma futência, e temus de ter avinhaus qui sustente eça futência”. Precisamos de austeridade fiscal para que em alguns anos, possamos comprar um avião presidencial mais moderno e com maior autonomia de voo. Dinheiro publico tem que ser gasto com as prioridades. Quanto ao atual avião, cobrasse os responsáveis pelas manutenções.
Apoio a Nota do Relator!!
Concordo que é necessário um avião com maior autonomia para o uso presidencial (seja la quem for) ,
Avião para ministros visitarem os estados brasileiros já é gasto desnecessário sendo que hoje já tem : Embraer VC-99C E135 , Embraer C-99A E145 e Embraer VC-99B E135BJ um total de 30 avioes executivos para atender as autoridade do Brasil! , dentre estas tem aeronaves reservadas para atender os ministros do executivo do Supremo e os presidentes do Legislativo , caso não tiver disponíveis tem as empresas aéreas no Brasil .
A frotas para atender Presidente do Executivo , o Presidente da Republica já é de bom tamanho para o Brasil e região da América Latina e Caribe , São 1 A319 +/- 20 anos de pouco uso , 2 E190 (zero ) , 5 Helicópteros , 2 VC-35
A não ser que está falando de substituição do que existem no GTE e estão para dar baixa operacional, ai o correto é dizer substituição, dos LearJet 35 e EMB 120 Brasília
Tem que ser muito mediocre pra confundir política externa, âmbito no qual as decisões são prerrogativa da presidência da república que vai tomá-las conforme o programa que foi eleito nas urnas, com meras “questões ideológicas”, afirmadas, assim, de forma pejorativa. É muito mais que a vigência de um sistema de ideias, de uma ideologia, é o funcionamento devido da República. O governo foi eleito e vai tomar as decisões que acha que deve no momento que achar que deve. E isso diz respeito, também, a aquisição de material de defesa de países estrangeiros, tema intimamente ligado a política externa.
Medíocre é concordar com algo que não foi realmente comprovada a necessidade e com caixa baixo não sanar os reais problemas da força…
Dinheiro para comprar avião para a corja passear tem e esse comandante puxa saco luta por isso desde o início dio desgoverno . Que a FAB fique sem Gripens ,pois para esses não há dinheiro.
Pedido para embraer EMBRARRRR meu povo!. Um C390 da uniao para apoiar em desastres e missões internas e por fim uns E-2 para apoio executivo.
Lembrando que quando apertou na pandemia foram esses jatos E-190 excutivos qu resgataram os brasilieros na China. ou seja Ter essa frota de aopio é um “backup” tambem para o itamarati e as forças em questao de “mobilidade”
A propósito alguém sabe como andam as investigações sobre a queda do Hermes 900 durante as operações em apoio as enchentes do Rio Grande do Sul, intrigante como abafaram esse caso também.
Está mesmo precisando de um bar com asas maior.
Mais caças precisamos…. Não precisamos de aviões de passeio
Mais ou Menos Igual os Móveis do Alvorada , mas sumir com um Avião não é fácil ,
Muitos dos nossos políticos a idéia deles é entregar o Brasil nas mãos dos americanos ou chineses a única coisa que impede isso são as forças armadas quanto mais fracas são mais fácil se tornaria.
No caso dos aviões se é para comprar um novo que comprem um MRTT serviria a presidência e como abastecedor de longo percurso .Anos atrás os ingleses ofereceram um desses para FAB o negócio não foi a diante.
Muitos podem reclamar, mas a verdade é que isso é questão de segurança nacional.
O presidente do Brasil, não importa quem seja ou seu partido, não pode passar por riscos ou ficar sem comunicações com a capital, não importa o lugar do mundo que esteja voando.
A compra é correta, e politicagem não cabe nesse assunto.
Aeronaves devem ter sua manutenção para o bom funcionamento. Se for o caso pode até modernizar. A compra só se justifica se o custo de manutenção ou modernização for maior do que a compra de uma nova. Já vivemos em um país de poucos recursos, dinheiro não é pra ser gasto de qualquer forma.
Tu tens vco.privacao de que anv tem problemas de ciclos de voo,???
Tu tens confirmação de que anv tem apresentado problemas corriqueiros dados a suas horas de vôo???
Tu tens o formação se a anv deixou de cumprir mais alguma missão além desta ocasionada por uma pane?
Então cidadão, em um país com um déficit de caixa beirando um.trilhao de reais, uma Força Aérea cuja a idade de 75% de sua aviação de caça supera os 30 anos, sua infra estritura de bases a excessão da BAAN está em pedaços, e ainda em um país com tantas necessidades urgentes como por exemplo anos orgânicas de combate a incêndios. A última das últimas prioridades é um.novo avião para o GTE.
Exatamente meu caro!!! Se for pra gastar que compre os dois A-330 MRTT’s já prontos pra uso(sendo que um esteve aqui) e passa os dois A-330 que não foram convertidos ainda pra VIP do governo.
O Atmos sim que é segurança nacional, nem por isso o teremos (pelo andar da carruagem). Não se trata de politicagem Vinicius mas de prioridades. Que o presidente tenha um avião adequado ao oficio mas é preciso deixar de ser egoísta e atentar para as necessidades de seus subordinados militares. Nossos marinheiros também “não podem passar por riscos de usar um navio de apoio logístico de casco simples e o Atlântico ficar sem suprimentos por falta de navio de apoio, não importa o lugar no mundo em que esteja navegando”.
Perceba que usando seu mesmo raciocínio temos uma Marinha deficiente em operações de suporte de longo alcance não apenas a FAB para a função de autoridades. Ou seja, se o presidente precisa de um meio adequado para suas necessidades políticas nossos marinheiros também precisam de meios adequados para suas funções (+ o Exército).
E o que isso tem a ver com politicagem? Nada.