Ontem (01), o Presidente Jair Bolsonaro, ao lado do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Junior, e demais autoridades, participou da cerimônia de recebimento da quinta aeronave KC-390 Millennium (FAB2857) da Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (BAAN).
Com a missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, a FAB desenvolveu, em parceria com a Embraer, a aeronave KC-390, que projetou o Brasil como um dos grandes produtores de equipamentos de defesa no mundo e fortaleceu a Base Industrial de Defesa.
O KC-390 é um dos Projetos Estratégicos do Ministério da Defesa. Entre as principais atribuições da pasta, está o estabelecimento de políticas voltadas à defesa e à segurança do País, de acordo com a Política Nacional de Defesa (PND) e a Estratégia Nacional de Defesa (END).
FAB cumpre tão bem a missão que exército está tentando comprar Serpa . Brasil deste tamanho, com pouco equipamento , precisamos de muito transporte rápido para no mínimo atender a demanda básica, 28 e pouco.. Quem matou kc390 e dotação orçamentária da defesa foi desvalorização criminosa câmbio promovida por este desgoverno.
Essa quantidade não é um número aleatório, a FAB planejou uma frota que eles achavam necessário. Você não pode simplesmente achar que é um número insuficiente na intenção de criticar o governo. Equipamentos militares são caros Salim não apenas para adquirir mas também para manter. Quanto á critica ao Exército, se pensar desse jeito só a FAB teria aeronaves: missões de resgate no oceano, por exemplo, são praticadas tanto pela Marinha quanto pela Força Aérea. Seria um “território” da Marinha mas como a FAB precisa proteger todo o espaço aéreo nacional eles atuam nesse ambiente oceânico também. A FAB e o Exército operam no NAM Atlântico. Então os três ramos podem ter os mesmos meios que os outros, inclusive o Exército quer ter helicópteros de ataque também.
É necessário lembrar que a FAB está para receber dois aviões estratégicos, então teoricamente, essa grande quantidade de aviões táticos que são os KC390 seja dispensável já que esses novos aviões maiores podem cobrir totalmente o país .
Uma coisa tem de ficar BEM CLARA sobre o futuro imediato do KC-390…
Seja com cronograma de 28 ou de 15 aeronaves, as entregas só finalizarão, ameaçando a linha de montagem da aeronave na Embraer, depois de 2023.
Até o final de 2022, se a Embraer manter a disputa na justiça, NADA estará DEFINITIVAMENTE decidido.
A entrega desta quinta aeronave não teve a presença de nenhum representante de PESO da Embraer, a “festa” foi quase só do governo.
TUDO que o governo de Bolsonaro e seu novo Comandante da Aeronáutica decidirem agora só terá importância PRÁTICA se o atual presidente for reeleito para mais um mandato de 2023 a 2026.
O KC-390 é capaz de cumprir muitas outras missões que C-130 Hércules não é capaz, PORTANTO, quando o atual Comando da FAB reduz de 28 para 15 aeronaves o lote inicial do KC-390, ALÉM de estar sabotando o programa da Embraer na decolagem comercial do programa, concomitantemente esta acitamente dizendo com TODAS AS LETRAS que ESTA FAB ATUAL subutilizará PROPOSITALMENTE as amplas capacidades multimissão da aeronave e CONTINUARÁ a não atender de forma mais eficaz as necessidades de transporte logístico do EB e da MB. Limitando-a DE FATO a apenas substituir as funções de cargueiro DA FAB feita pela frota histórica de C-130 Hércules.
Principalmente após a FAB ter de dar baixa nos C-130 ou terá de fazer o RIDÍCULO de atualizar e continuar a usar por mais anos os C-130 para poder ter ESPAÇO OPERACIONAL para usar o KC-390 como reabastecedor ou em outra missões que ele foi projetado a cumprir.
EM JANEIRO DE 2023, se com outro presidente e outro comandante da Aeronáutica, TUDO terá de ser negociado do ZERO….
E a Embraer CERTAMENTE está ciente e contando com isso…
Bom Gilberto a Marinha usa navios! Se há um meio capaz de lidar com logística é navio! E nem precisa ser o Bahia e o Atlântico. Para os deslocamentos aéreos tem helicópteros de grande porte, então não sei se os marinheiros dependem tanto assim da Força Aérea para transporte de pessoal e material. Posso estar errado mas não vejo lógica nessa dependência. A Marinha transportou cilindros usando um navio patrulha e um navio de apoio oceânico na crise da covid. Provavelmente o uso de apoio da FAB está mais ligado á missões das forças especiais da Marinha que exigem uma rampa traseira, mas aí tem o C130 Amazonas, não precisa ser necessariamente um cargueiro de maior porte.
Desculpe, C105 Amazonas.
A FAB já operou 23 H-130.
o que pode estar acontecendo e que a (FAB) esta reavaliando as necessidades ; esta diminuindo a quantidade do cargueiro , para acelerar a construção dos caças, ou talvez , fechar mais um segundo lote de caças.
Não dá para entender a política de defesa do Brasil , se é que ela existe. Diminuir o contrato da compra dos kC-390 por motivos orçamentários, eu não concordo, mais compreendo, agora cancelar a compra e alegar não existir demandas em um país da nossa extensão, é muito amadorismo politico comercial, nem a Bombardier concorrente da Embraer a prejudicaria tanto, como nosso governo.
Achei que a política de defesa fosse pautada em uma maior concentração das forças no centro oeste, e mobilização para as demais regiões, quando necessário. Tomara que eu esteja equivocado, ou os 15 serão um braço bem curto.
Abs
e cade o missil DERBY, onde se gastou milhoes…. E O OUTRO ATE MAIS IMportante o MMA anti radiacao ?
O cara tem a coragem de participar da entrega da aeronave que ele quer acabar. Pessoal com sindrome de vira-lada dizendo “ah mas tínhamos menos Hércules que 28” Comparem com forças armadas de verdade que vocês verão que 28 ainda é pouco, uma piada de mal gosto.
Mas 2022 tá ai pra mudar logo.
Vocês confundem política de estado com político em exercício. O fato do presidente estar nessa cerimônia não tem nada a ver com o projeto do cargueiro. Um exemplo: esse ano o Bolsonaro anunciou a compra de dois A330, se a oposição ganhar a eleição o novo líder receberá esses aviões como agora o Bolsonaro recebe. Outro exemplo, o Lula iniciou o Prosub mas quem participou como chefe da nação dos lançamentos do primeiro e segundo submarinos do projeto foram Temer e Bolsonaro. Não é difícil entender isso vai!
Essas Forças Armadas “de mentira” que você se refere foi contingenciada por vários governos anteriores que ao invés de investir em projetos como o Prosuper usaram esses recursos para estádios. Aí já entra o pessoal com síndrome de amnésia.
Excelente notícia para FAB!!! Bolsonaro acima de tudo!!!
Olha só, um fã-clube.
Grande dia e grande momento para a nossa FAB . Espero sinceramente que a FAB e EMBRAER entrem em um acordo sobre o cancelamento das aeronaves previstas no acordo inicial , me parecia mais óbvio que mantivessem o acordado e a própria FAB “colocasse” as aeronaves que considerou excedentes como moeda de troca ..sem manchar a imagem do nosso KC-390 . enfim espero que imediatamente se entendam !
Pessoal a FAB so´vai receber 15 aviões kc-390??
Só ?
Essa quantidade está Ótimo .
Não há Demanda nem pra 15
Como não???
Bastando analisar quantos Hércules que FAB operava antes do kC _390 e nunca deixaram de Compro suas Missões.
É Nítido que Além do Aumento de Aeronaves , aumentou Também a Capacidade de Tonelagem por 8 Toneladas por Avião,
Ainda houve a pouco tempo Aumento de Aeronaves C-105 .
Kc 390 é mais Rápido que o C-130 , sendo assim mais Efeitivo
No ambiente sul-americano fica evidente o Gap com nossos vizinhos que estão recebendo C-130 HÉRCULES usados enquanto temos um equipamento novo em estado da arte. Gostaria de ver o KC-390 nas cores da Colômbia ou Chile.
Mais um grandão entregue, excelente !!!
Presidente Bolsonaro cada vez mais próximo com o Putin. Será ele o mais novo “comunista”?
Você assiste muito a Grobo.
Olá, o Putin não é presidente de um país comunista.
Finalmente “nasceu” o 5. irmão.. Ñ eram dois por ano?? ou faltou $$?? Parabéns aos envolvidos.
O 1o foi entregue em 2019. Até aqui, portanto, foram mais que 2 por ano.
Esse ano foi entregue só um, se ñ estou enganado!
Não existe uma crise humanitária global a dois anos exigindo recursos para enfrentá-la? A Embraer está produzindo os aviões portugueses também, sabia? Vieram pilotos portugueses treinarem e conhecerem o avião deles.