No dia 24 de outubro, o pouso de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, da Marinha do Brasil (MB), demonstrou a interoperabilidade existente entre as Forças Armadas e caracterizou o prosseguimento de ações aéreas conjuntas entre a MB e a FAB.
Visando o emprego de aeronaves de asas rotativas do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, a partir do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” e do NDM “Bahia”, está sendo realizado um programa de qualificação para tripulações das aeronaves e dos navios, e para otimização de recursos e de material.
Ocorreram treinamentos em terra e no mar, sendo as atividades terrestres realizadas na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, localizada no Rio de Janeiro, e a parte marítima feita por meio de pousos a bordo de navios da Marinha, na Baía da Ilha Grande.
Em relação à parte documental, foi constituído um Grupo de Trabalho Inter Forças (GTI) com o propósito de produzir a documentação necessária à viabilização de operações conjuntas e emprego dos meios das três Forças de forma integrada nesses meios navais.
Após os treinamentos e qualificações, que terão continuidade com as próximas fases do trabalho desenvolvido pelo GTI, as aeronaves e os tripulantes estarão habilitados a participar de Operações como a “Atlântico”, que ocorrerá em novembro.
FONTE: MB
Esses navios são plataformas que atendem as necessidades das aeronaves embarcadas, ou seja, são bases aéreas móveis. Então nada mais justo que a FAB e Exército também tenham esse apoio naval em suas operações quando for necessário nem que seja na costa. Por exemplo, resgate de tripulantes de navio mercantes em estado de saúde grave. Agora falta o Exército ter o mesmo exercício não apenas no Bahia mas principalmente no Atlântico.
Como o Bolsonaro será o novo presidente esperemos que as Forças Armadas tenham um apoio mais expressivo em suas necessidades orçamentárias e geral. Afinal serão presidente, vice-presidente e ministro militares.
Muito bacana, é assim que se faz forças armadas do Brasil!!!!!
Dias melhores, mas muito melhores mesmo, se aproximam!!!