Évora, Portugal, 22 de agosto de 2019 – O Governo de Portugal e a Embraer assinaram hoje, em cerimônia realizada nas instalações da Embraer, em Évora, o contrato para aquisição de cinco aviões de transporte multimissão KC-390, suporte e serviços e simulador de voo, como parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023.
O KC-390 foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.
“Este é o coroamento de um criterioso processo de seleção que nos deixa orgulhosos, representando o ingresso do KC-390 no mercado internacional. O KC-390 atenderá às necessidades operacionais de Portugal, garantindo a capacidade de integração com as nações aliadas pelas próximas décadas”, afirmou Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Este contrato reforça a parceria industrial entre Portugal e a Embraer, contribuindo para o desenvolvimento da engenharia e da indústria aeronáutica em Portugal”.
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa KC-390 e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto económico positivo na geração de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos.
O KC-390 recebeu o Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) do Brasil em 2018 e está em plena produção seriada. A entrada em serviço da aeronave está prevista para o terceiro trimestre de 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB) e mais entregas esperadas no decorrer do ano.
FONTE e FOTO: Embraer
Mas afinal quanto saiu o pacote da aquisição das 5 aeronaves????
Dê um search aqui no DAN que vc poderá ver o post com a notícia.
Também é um abre-olhos para aqueles que vieram aqui criticar e dizer que havia imensas oportunidades, e que com a Boeing ia haver novos mercados e oportunidades. quando foi a negociação. Como na altura disse, a Embraer necessitava mais da venda que Portugal da compra. A Embrer precisava de vendas, de mostrar o avião para abrir novos mercados de exportação. E o preço acabou por ser o que Portugal se propôs pagar.
Excelente notícia! E ainda melhor por ser um país membro da OTAN, e que a Hungria se torne o segundo país a assinar o contrato. E espero que a Suécia se torne um futuro
operador do KC-390 dado ao nível de cooperaçao técnico industrial entre Brasil e Suécia.
Que ótima notícia
Pela maquete sendo entregue se percebe a possível cor e tal do KC-390 português , particularmente eu gostei . Portugal será nossa vitrine na Otan !!!