Exposição estática de aeronaves, voos de diversas aeronaves e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.
Essas foram algumas das atrações que cerca de 22 mil pessoas, de São José dos Campos e região, puderam conferir no Portões Abertos 2012, evento realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial no último dia 20, em comemoração à Semana da Asa.
O Portões Abertos, como o próprio nome sugere, é um dia em que o DCTA abre as portas à população para mostrar a estrutura da Força Aérea Brasileira e salientar os benefícios representados pelas atividades realizadas pelo Comando da Aeronáutica.
Segundo o Tenente-Coronel César Augusto O’Donnell Alván, coordenador-geral do evento, o Portões Abertos cumpriu seu objetivo, que é aproximar a instituição da sociedade: “Essa foi um oportunidade para recebermos as famílias, comemorarmos juntos o dia do Aviador, data que é tão cara para nós, e mostrarmos um pouco do trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira”, explica.
FUMAÇA JÁ
Um dos momentos mais esperados da festa foi o show da Esquadrilha da Fumaça. Criada em 1952, a Fumaça é composta por 13 pilotos que operam as aeronaves T-27 Tucano, fabricadas pela Embraer.
Durante a apresentação em São José dos Campos, 7 pilotos encantaram crianças e adultos ao realizar cerca de 55 acrobacias de alta performance, que incluíram o voo de dorso, especialidade em que os aviões se apresentam de cabeça para baixo.
O evento também disponibilizou para a visitação do público a estrutura do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), instituto que reúne importantes produtos desenvolvidos pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pesquisas que marcaram diretamente a vida da população e saíram do DCTA, como a urna eletrônica e motor a álcool.
O MAB oferece ainda maquetes de aeronaves, aviões utilizados pelas Forças Armadas e réplicas de foguetes. “Aqui, os visitantes podem conhecer um pouco do desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país, através de itens que são reais, que já participaram de missões, como as cargas úteis recuperadas de foguetes”, conta a chefe do Memorial Sônia Leite, ressaltando ainda que o objetivo do espaço é contar a história da aviação na FAB e a contribuição à tecnologia nacional.
O público que compareceu ao Portões Abertos do DCTA, composto em grande parte por jovens interessados em aeronaves, pôde conhecer as formas de ingresso na Força Aérea através dos estandes de algumas das principais escolas da Aeronáutica, como a EEAR e a AFA. “Ao trazer as escolas para o Portões Abertos oferecemos ferramentas para que saiam daqui os futuros aviadores da FAB”, conclui o Tenente-Coronel O’Donnel.
Os helicópteros
Encerrando o evento com o F-5EM e seus pós-combustores!
FONTE: FAB
NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao TC O’Donnel, coordenador do evento, e a equipe de Comunicação Social do DCTA, Ten. Gabrielle e Ten. Bitencourt, pela gentileza com que nos receberam e na presteza em atender a todos os nossos pedidos para realização das fotos que ilustram este artigo.