Portões abertos no Campo dos Afonsos em comemoração ao Dia do Aviador.
Por Anderson Gabino
Por volta de 08:30h era possível ver uma grande concentração de público que se preparava para mais um domingo repleto de atrações. As 09:30h, foi liberada a entrada ao público, que ansioso, corria em busca dos melhores lugares apesar do dia longo que teriam pela frente.
A Associação de Aeromodelismo se fez presente com uma exposição estática de alguns modelos, com destaque para um F20 Tigershark e um Biplano, que estava em madeira crua dando uma ideia de aeronave, surrada!
Ao lado o grupo de Radioamadores, onde as pessoas podiam ver e ate operar alguns aparelhos e o Grupamento de Busca e Resgate civil, com exposição dos equipamentos usados em suas operações.
Mas a menina dos olhos” do público eram as aeronaves em exposição. Um C130 do 1ºGTT aberto a visitação pública, onde era possível conhecer todo seu interior, um F104 doado ao MUSAL pela Aeronáutica Militar da Itália, um AT-26 Xavante (com possibilidade de subir e entrar em seu cockpit) e o P47,que foi restaurado pelo MUSAL e que encontra-se em condições de voo.
A Marinha do Brasil prestigiando o evento, enviou um UH-14 – 7074 do Esquadrão HU-2 e uma fila enorme foi formada para o público presente, entrar e fotografar o interior da aeronave.
Um fato inusitado.
O EDA estava saindo para a apresentação em Jacarepaguá e ao alinharem para sair, já na taxiway, tiveram que retornar pois T-27 Nº2 do Capitão Amarante, apresentou uma pequena pane hidráulica (causada pela quebra de uma mola fazendo o óleo vazar). Por esta razão o Capitão pegou carona no T-27 Nº4, para chegar no local de apresentação, onde já havia outra aeronave do EDA o aguardando para ele poder realizar a apresentação.
Com uma dedicação enorme de seus mecânicos,o T-27 Nº2 do EDA, foi reparado, e no retorno do Esquadrão ao Campo dos Afonsos, a mesma pode participar da apresentação ao fim do dia!
Não menos empolgante foi a exibição do H34 do 3º/8º, que realizou algumas evoluções sobre o público presente e finalizando a demonstração, um grupo do PARASAR, desembarcou da aeronave, que estava em voo pairado e o Grupamento deslisou ate o solo fazendo Rapel. Chegando ao solo o grupo se uniu em forma de uma estrela e foi içado pela aeronave, passando por cima das instalações e do publico, para delírio dos presentes.
Mantendo a atenção do publico em alta, logo a seguir ocorreu a passagem baixa de um caça bombardeiro AMX A1(1º/16º), que fez um pouco de barulho e um F5M (1ºGavCa),que passou zunindo com seus motores com os pós combustores acesos, isso tudo na parte da manha!
Ao começar a tarde tivemos novamente a apresentação do H34 e de uma aeronave do Aeroclube de ITU. Também presente ao evento se encontrava a WingWoman Marta Lucia Bognar, mas desta vez ela não nos agraciou com sua coragem arrojada de voar sobre as asas de um biplano a mais de 200Km/h. Mais uma apresentação dos caças A1 e F5M e chegou a hora tão esperada pelo público.
A apresentação da Esquadrilha da Fumaça teve 1 hora de manobras arrojadas com os pilotos levando o público presente ao delírio. Manobras como, Lancevac,Voos de Dorso, Espelho, Catedral, dentre as mais variadas que ate fica difícil enumerar e descrever qual a mais empolgante.
Tirando o calor escaldante (beirando os 35ºc a sombra), a festa em si foi um show de civismo e patriotismo, tanto por daqueles que são aficcionados por aviação ou por aqueles que apenas quiseram levar seus filhos para ver a Esquadrilha da Fumaça!!
Foi um domingo lindo com um belo entardecer para não ser esquecido!
Meus parabéns pelo seu trabalho, fez uma bela cobertura.. Abs
Um starfighter???
Quando? Onde? Por quê?
Esse eu gostaria de ter visto.