Por Craig Hoyle
Mesmo enquanto começam a jornada para o desenvolvimento das chamadas plataformas de sexta geração, as empresas por trás do trio de caças existente na Europa estão desfrutando de um aumento na demanda por suas ofertas atuais.
Se os modelos de parceria forjados desde o final da década passada permanecerem intactos, haverá dois programas futuros de aviões de combate europeus, cada um envolvendo três nações.
França, Alemanha e Espanha estão prestes a entrar na fase de demonstração de sua atividade do Future Combat Air System (FCAS), que deve entregar um caça de nova geração (NGF) para uso em 2040. Enquanto isso, o Reino Unido está liderando o Tempest, com a Itália e a Suécia como parceiros, visando a introdução do serviço a partir de 2035. O trabalho da fase de concepção e avaliação está programado para começar ainda este ano.
As opiniões estão muito divididas em relação à duplicação envolvida nesses projetos aparentemente paralelos, que parecem ter construções semelhantes e resultados desejados. Além de entregar um novo caça, cada um visa desenvolver recursos não tripulados de apoio e armas lançadas do ar de nova geração, operando dentro de um chamado ambiente de nuvem de combate.
Os expositores estão firmemente convictos de que, para que um avião de combate europeu de nova geração seja eficaz e competitivo na fase de exportação, apenas um único projeto pode ser realizado.
Falando durante a conferência on-line de Força Aérea da Royal Aeronautical Society em dezembro passado, o chefe do estado-maior da Força Aérea italiana, Tenente General Alberto Rossi, apontou a penalidade de custo não recorrente associada a nações que divergiram para desenvolver o Eurofighter e o Dassault Rafale.
“Se não formos capazes de nos fundir em um único programa, que seria a melhor opção para todos do ponto de vista operacional, devemos tornar esses dois sistemas interoperáveis, integrados, padronizados e capazes de se conectar”, ele disse.
Falando no início deste ano, o presidente-executivo da Dassault, Eric Trappier, expressou preocupação com as consequências da inclusão de empresas espanholas no esforço do FCAS, diluindo o que havia sido originalmente imaginado como uma divisão 50:50 entre a empresa francesa e a Airbus Defense & Space. Uma vez implementadas, as mudanças feitas exclusivamente para satisfazer os requisitos nacionais de compartilhamento de trabalho significam que “torna-se difícil para a Dassault desempenhar o papel de contratante principal [no NGF]”, disse ele.
Ao mesmo tempo, os sindicatos alemães reclamaram da falta de trabalho de alto valor para a indústria do país e que um único demonstrador planejado para o projeto seria construído na França.
A MTU Aero Engines e a Safran recentemente chegaram a um acordo para incluir a ITP Aero como parte de sua parceria de propulsão para o NGF, com o que o presidente-executivo da Safran, Olivier Andries, descreveu como “sem compromissos”.
Tendo garantido um recente aumento de financiamento do governo do Reino Unido, o programa Tempest está avançando bem e recebeu forte apoio da Itália e da Suécia, tanto em nível governamental quanto industrial.
O novo documento de Estratégia Industrial de Defesa e Segurança do Reino Unido ressalta a importância de sustentar uma capacidade aérea de combate domiciliada, ao mesmo tempo em que abraça parcerias internacionais sobre as exportações tradicionais. No Tempest, Londres também está “explorando importantes oportunidades de cooperação com o Japão”, observa.
Em última análise, os campeões da indústria de defesa e os governos de cada nação envolvida nos dois esforços atuais estão determinados a reter as habilidades e os empregos associados à fabricação de caças: todos os seis têm linhas de montagem finais, e essa segurança de suprimento provavelmente continuará sendo um pré-requisito.
Como tal, um projeto único e unificado parece improvável ser capaz de sustentar os níveis de atividade atuais na Airbus, BAE Systems, Dassault, Leonardo e Saab.
Questionado durante o briefing anual de resultados da MBDA no final de março se o especialista em armas guiadas preferiria apoiar um único esforço, o presidente-executivo Eric Beranger disse à FlightGlobal: “Sim, seria mais fácil. Existem dois programas. Algumas pessoas gostam e outras não. Estamos apoiando nossos clientes em ambos os lados, estamos simplesmente fazendo nosso trabalho ”.
A cautela em relação a uma futura fusão também é solicitada por alguns devido à complexidade da construção do Eurofighter de quatro nações, à ineficiência industrial do projeto de helicóptero de transporte NH Industries NH90 e às complicadas exigências conjuntas que causaram problemas no avião de passageiros A400M da Airbus. A dificuldade e as consequências de construir compromissos que se adaptem a todos os jogadores também são evidentes ao observar a luta de longo prazo da Lockheed Martin para controlar custos e sistemas de suporte para o F-35.
Indiscutivelmente, a competição também é uma coisa boa.
No final de abril, todos os três tipos atuais foram formalmente apresentados à Finlândia, quando Helsinque recebeu as melhores ofertas finais para seu requisito HX. O Rafale, Eurofighter Typhoon ou Saab Gripen E podem ser vitoriosos ainda este ano, se conseguirem superar a concorrência do F-35A e do F / A-18E / F Super Hornet / EA-18G Growler.
Combinados, os requisitos provavelmente totalizarão cerca de 100 novas aeronaves de combate, representando uma fonte de renda valiosa e apoiando a continuidade da produção antes da chegada dos modelos de sexta geração.
Também digno de nota nas competições finlandesa, são os requisitos centrais das nações para serem capazes de apoiar de forma independente suas aeronaves em tempos de crise. Para tanto, foi solicitada a opção de realizar a montagem final de parte de sua nova frota no país, e de estabelecer suas próprias capacidades de manutenção.
Além disso, os programas de compensação direta e indireta ajudarão Helsinque e Berna a desenvolver suas capacidades industriais de defesa doméstica. Tais requisitos parecem estar em desacordo com os chamados modelos de “melhor atleta”, apregoados tanto para FCAS quanto para o Tempest, onde os parceiros só participarão se puderem demonstrar capacidade de alto nível.
Então, qual licitante se beneficiará mais com as decisões de seleção pendentes nas duas nações europeias?
Indiscutivelmente, a Saab é quem mais precisa de uma vitória, visto que seu mais recente sucesso internacional com o Gripen – um acordo brasileiro para 36 modelos E / F – foi assinado em outubro de 2014. A nação latino-americana seguiu a Suécia no pedido do tipo, com Estocolmo para reunir 60 exemplares de assento único.
O último acordo de exportação do consórcio Eurofighter de quatro nações foi assinado com o Catar em dezembro de 2017, com a compra de 24 aeronaves logo após o acordo do Kuwait em abril de 2016 para 28 Typhoons. Mais perto de casa, a Alemanha aprovou em novembro passado uma compra subsequente do Projeto Quadriga de 38 Eurofighters para substituir seus exemplos de produção da Tranche 1.
A Dassault, por sua vez, teve um espetacular 2021 até agora, graças a dois sucessos de exportação.
Em janeiro, a Grécia confirmou a aquisição de 18 Rafales, incluindo uma dúzia a ser retirada do estoque da Força Aérea francesa e transferida ao longo deste ano. Paris também encomendou 12 aeronaves de reposição, que serão entregues no padrão operacional F3R durante 2025.
Então, em abril, o Egito anunciou um pedido subsequente de mais 30 exemplares, em uma etapa que aumentará o tamanho de sua frota para 54: perdendo apenas para a Força Aérea Francesa.
Os dados das frotas da Cirium mostram que os três concorrentes estão equilibrados em termos de sua carteira de pedidos atual: com o Rafale (101) liderando por pouco o Gripen (96) e o Typhoon (90).
Mas em termos de frotas atualmente ativas, o Eurofighter lidera, com 514 aeronaves, atrás do Rafale (208) e do Gripen (161).
Desenvolvido para parceiros Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, o sucesso internacional do Typhoon começou com a Áustria, que adquiriu 15 exemplares da Tranche 1 por meio de um acordo de 2007. Em setembro do mesmo ano, a Arábia Saudita assinou um contrato de 72 aeronaves com o Reino Unido. Omã também levou 12, por meio de um contrato finalizado em dezembro de 2012.
Além de seus acordos de produção atuais para a Alemanha, Kuwait e Qatar – todos os quais incluem o fornecimento de radares de matriz ativados eletronicamente digitalizados – o consórcio Eurofighter ainda poderia garantir um pedido repetido da Espanha, que está procurando um novo lote, e potencialmente mais para Berlim.
As conversas também continuam sobre um programa de aprimoramento de longo prazo que irá adicionar novas tecnologias ao tipo. Isso poderia incluir alguns elementos que estão sendo buscados para os projetos FCAS e Tempest.
Tendo falhado por muito tempo em atrair um comprador de exportação para o Rafale após seu lançamento doméstico em 2001, Paris finalmente negociou uma primeira venda em fevereiro de 2015, quando o Egito assinou por 24. Depois de mal parar para respirar, acrescentou o Catar apenas três meses depois, com Doha vai levar 36.
A Índia, que escolheu o tipo para sua necessidade malfadada de aeronaves de combate multi-funções médias de 126 unidades, assinou um contrato mais modesto de 36 em setembro de 2016. As entregas começaram no ano passado.
Sucessos de vendas recentes irão proteger a produção pelo resto desta década, e outros exemplos para os militares franceses estão programados para serem adicionados entre 2027 e 2030, como parte de uma quinta parcela de produção planejada.
A versão C / D do Gripen da Saab está atualmente em uso pelas forças aéreas da República Tcheca, Hungria, África do Sul, Suécia e Tailândia. Apesar de ter entregue seu último exemplar do modelo em 2015, a Saab continua a oferecê-lo para clientes de exportação.
Mas existem perspectivas maiores com a nova geração do Gripen E, os primeiros exemplares dos quais foram transferidos para avaliação das Forças Aéreas do Brasil e da Suécia, antes da entrada em serviço no final desta década.
O Brasil, que encomendou seus F-39E / Fs designados localmente após o resultado de dezembro de 2013 de seu concurso F-X2, deve adquirir mais lotes. Como parte do negócio, a Saab está conduzindo uma importante atividade de transferência de tecnologia com a parceira Embraer no país, incluindo o estabelecimento de capacidade de fabricação e montagem final.
Excepcionalmente, a Saab é a única licitante no concurso finlandês a ter divulgado o conteúdo de sua oferta final: 64 Gripen Es, mais duas aeronaves de vigilância GlobalEye derivadas da Bombardier Global 6000.
Qualquer que seja o resultado da competição na Finlândia, junto com outras oportunidades em nações como Canadá e Índia, está claro que investimentos sólidos e contínuos no Gripen, Rafale e Typhoon significam que a Europa se beneficiará da introdução de capacidades aprimoradas, mesmo que seus planos mais ambiciosos de sexta geração não decolem como planejado.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global