Ao longo dos anos, a guerra eletrônica (Eletronic Warfare – EW) tornou-se cada vez mais importante e grandes investimentos foram feitos nessa tecnologia. Mais de 50 anos de inovação em guerra eletrônica para a Saab significaram que hoje a Saab não apenas oferece soluções de EW para aeronaves militares, mas também para uma variedade de plataformas no domínio terrestre e marítimo. Mas a necessidade de proteger caças de mísseis ar-ar e obter defesa aérea terrestre foi a principal razão para esse desenvolvimento. Como resultado, o Gripen apresenta recursos superiores de EW adaptados para ambientes complexos de ameaças atualmente.
“A guerra eletrônica é cada vez mais importante. Vemos isso em todos os cenários”, diz Hampus Delin, chefe de estratégia e portfólio da Electronic Warfare Systems da unidade de negócios da Saab.“ Pegamos conhecimento e tecnologia inicialmente desenvolvidos para aeronaves e agora podemos aplicá-los a navios ou sistemas terrestres. tudo sobre a proteção de operadores e ativos, mantendo os melhores recursos operacionais possíveis”.
Os primeiros sistemas de EW incluíam recursos como dispensadores de chaff e flare que podem ser usados contra o radar do oponente e protegem a aeronave de mísseis que procuram calor. Hoje, o sistema EW visto no Gripen E oferece uma combinação muito abrangente de sensores passivos e bloqueadores ativos que podem ajudar a aeronave a ver sem ser detectada. Na guerra moderna, essa habilidade se tornou o santo graal para alcançar superioridade em ambientes complexos.
“Em resumo, trata-se de detectar ou perturbar emissões eletromagnéticas, normalmente uma emissão de radar ou sinal de comunicação. Por exemplo, ele pode ser usado para proteger uma aeronave, helicóptero ou navio de mísseis guiados por radar ou infravermelho”, diz Hampus Delin. “Ele pode ser usado para proteção quando você entra em perigo, ou para tomar medidas ofensivas durante um conflito na zona cinza ou militar, ou para obter consciência da situação em tempo de paz”, acrescenta ele.
De acordo com Delin, uma das razões por trás do sucesso da Saab na EW é a longa experiência da Suécia em tecnologia de ponta. Ele explica que o progresso da Suécia com a tecnologia de microondas teve um impacto no desenvolvimento de EW, juntamente com o aumento da tecnologia digital e de estado sólido. A Saab tem trabalhado em tecnologia baseada em nitreto de gálio (GaN), um material semicondutor que suporta temperaturas mais altas e fornece melhor largura de banda e maior potência de saída. Em breve, o Gripen E também será equipado com radares AESA baseados em GaN.
“Uma nova introdução importante é a nossa tecnologia de nitreto de gálio para nossas antenas AESA. Este é o culminar de um projeto de pesquisa de longo prazo que a Saab realizou em conjunto com a universidade sueca de tecnologia Chalmers e a administração sueca de material de defesa”, diz Delin.
FONTE: Gripen Blog
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN