Por Guilherme Wiltgen
O Ministério da Defesa da Polônia,
informou através da sua conta oficial no Twitter que o Vice-Primeiro Ministro e Ministro da Defesa, Mariusz Blaszczak, anunciou publicamente pela primeira vez que as tratativas estão muito avançados para obtenção de aeronaves de alerta aéreo antecipado da Suécia. “Já estamos conduzindo negociações detalhadas. Espero que tenham sucesso em pouco tempo”.
O GlobalEye da Saab é equipado com o radar Erieye Extended Range, que tem um alcance de mais de 550 Km, bem como um conjunto de sensores avançados e um sistema de comando e controle integrado à aeronave Global 6000, fornecendo uma forte capacidade de alerta aéreo antecipado e controle sobre ar, mar e terra, podendo também fornecer informações em tempo real para outras unidades da própria Força Aérea, como para do Exército e da Marinha, permitindo uma melhor consciência situacional das áreas circundantes e a detecção antecipada de ameaças.
Além da capacidade militar, o GlobalEye também pode ser usado para missões de apoio à sociedade civil, liderando e coordenando resgates durante desastres naturais ou acidentes maiores no mar ou em terra.
Sou patriota ao extremo de querer todos os dias o melhor em defesa aérea,marítima e terrestre para o Brasil, pois nota se que nações desenvolvidas militarmente são pouco molestadas e abusadas comercialmente ,Coreia do Norte,França,EEU Inglaterra e outros
Pergunta: Até que ponto a descontinuidade da plataforma ERJ 145 prejudica a oferta de uma solução AEW&C pela Embraer ?
Desta forma, sem uma plataforma competitiva, jamais teremos escala de produção, o oportunidades de negócio.
Falta de visão de médio e longo prazo para a migração para a utilização do EMB 190E1 ou E2.
De que adianta termos a tecnologia, se ela se torna cara e obsoleta, e não é explorada comercialmente ?
Perda constante de oportunidades…
A Embraer tem uma parceria nesse sentido com a IAI chamada P600 AEW. Você pode ver mais no site https://www.iai.co.il/p/p600-aew