Por Guilherme Wiltgen
A Revell alemã lançou em seu site uma campanha para que os internautas façam as suas sugestões de novos kit’s, para serem votados on-line, e posteriormente serem avaliados pela fabricante.
O Defesa Aérea & Naval já saiu na frente e lançou inicialmente quatro opções de kit’s, acesse o site da Revell e vote. Para facilitar, abaixo seguem as nossas primeiras sugestões e seus respectivos link’s:
NPaOc Classe Amazonas: http://ideas.revell.de/ideas/item/2224/
Eurocopter EC725 Super Cougar: http://ideas.revell.de/ideas/item/2222/
Eurocopter AS365 Panther (HM-1 Pantera): http://ideas.revell.de/ideas/item/2223/
AgustaWestland AW159 Wildcat: http://ideas.revell.de/ideas/item/2200/
A empresa Tower Hobby já vem apresentando tbm a futura venda do Super Tucano em 1/48 por USD 39,99, e isso é um preço bastante razoável.
Um dos fatores que barram maior popularização do modelismo no Brasil é que os preços mais atraentes estão no exterior, não existe fabricante de kits no Brasil, tuido tem que vir de fora, a dificuldade é o eventual iniciante modelista ter acesso a cartão de crédito internacional para adquirir com as lojas e ainda temos que nos sujeitar a “mordida” cruel de 60% por cobrança de imposto da Receita Federal, e mais IOF de 6,38%, ou seja, o que vem de fora, mesmo com preço incial atraente, pode virar uma armadilha no meio do caminho…………………
E comprar no Brasil um kit importado, tambem é enfrentar um “leão” pois as lojas que os comercializam não jogam a perder. O resumo é que o modelismo é um hobby caro. Uma boa resposta para baratear custos seria se alguma empresa fabricante de kits viesse a se instalar no Brasil.
Nos anos 70 a empresa Kikoler lançou em nosso mercado produtos baseados, ou adquiridos moldes a empresa Revell, no que tivemos um “boom” de vendas pois os kits tinham preços muito acessíveis, tendo esta festa perdurado mais ou menos até o final dps anos 80, e dessa forma eram os kits mais ao alcance de nossa população. Quando a Kikoler retraiu essa produção, a comunidade modelista tbm foi findando e murchando junto.
Mas temos hoje, como citado pelo colega Fernando Parodi, plastimodelistas montando modelos com padrão de excelente nível, nada devendo aos modelistas no exterior, em várias comunidades de modelismo, inclusive estas podem ser visitadas nos seus sites de foruns.
O que eu citei sobre o submarino Tikuna, foi que estou construindo um modelo em scratch, mas eu não cheguei a indicar o modelo para um possível injetado no site da Revell, e acredito fosse de maior probabilidade obter retorno de efetivação de kit se fosse indicado um submarino da classe Tupi IKL 209-1400. Não entendi se foi isso que o Wiltgen escreveu sobre o Tikuna, se ele incluiu na lista de indicação da Revell ou não.
Grande abraço a todos.
Amigos,
Todas as ideias são interessantes para… nós… Mas nós não somos um grande mercado de plastimodelismo, amigos. A verdade é que no Brasil são poucos que se aventuram ao hobby, que exige uma coisa muito rara no país: paciência.
Em compensação, temos plastimodelistas de alto nível, que suponho não ficarem atrás de nenhum dos outros países.
Vamos lá… de todas as sugestão que vi, as que podem ter mais chances são: EC 225/725, Tikuna (mais especificamente o submarino IKL modelo 209), porque vários países de primeiro os utilizam.
O A-29, de fato foi recentemente lançado pela Hobby Boss, na escala 1/48. Eu já vi as fotos no site da fábrica, porém, ele é tão recente que o único site que vi oferecendo ele em sistema de venda antecipada, pois ainda não tinham ele em estoque era o Hobby Link Japan, com um preço de lançamento salgadíssimo: 4.600 Ienes.
Para que tenham uma ideia, um Mustang P-51D da Tamiya ou da Hasegawa 1/48 oscilam entre 2.200 e 2.400 Ienes. Podemos descontar o fato que são modelos fabricados no Japão (país sede da HLJ), e que já estão há muito mais tempo no mercado, e, portanto já tiveram seus investimentos amortizados, enquanto que o Super Tucano está começando.
O Marcus Silva comenta algo interessante sobre que é a descontinuação de kits clássicos. Isto é natural, pois os modelos depois de lançados, atraem a atenção, vendem bem por algum tempo, mas depois de atendida a demanda do mercado, deixam de ser interessantes. As fábricas, de fato, fazem uma rotação de seus modelos.
E se tem uma fábrica capaz de reeditar modelos antigos, é a Revell A.G.. Depois que esta adquiriu a Monogram, ficou de posse de todos os modelos clássicos deste fabricante. Eu recentemente tive um surto saudosista, e passei a visitar sistematicamente sites de modelismo no Brasil e no exterior. A Revell tem lançado vários modelos antigos da Monogram sob seu selo.
E alem disso, há um fenômeno que se intensificou muito a partir da crise financeira internacional, que foi o reboxingo, isto é, modelos anteriormente lançados por fabricantes, sendo relançados por outros. Exemplo 1: Accurate Miniatures, que saiu do mercado, se não estiver enganado em 2008 (faliu). A massa falida negociou os moldes com a Academy e com a Italeri. É possível encontrarmos modelos do SBD-2 Dauntless 1/48 lançado no fim do ano passado pela Academy, e, encontramos em lojas modelos SBD-5 da Italeri. Também há modelos deste último relançados pela Tamiya (Ju-87 Stuka).
Mas voltando aos modelos… Eu adoraria ver um Urutu, Cascavel produzidos, e, quem por que não sugerirmos? Na pior da hipóteses, continuaremos como estamos: sem eles.
E me permita sugerir mais: Astros II.
Fernando,
Dentro do possível, estou cadastrando as ideias e enviando. O Tikuna e o Guarani já foram, estou aguardando a aprovação para ir a votação.
Infelizmente, além de não sermos um grande mercado consumidor, o pouco que temos também não apoia, pois só na nossa página no FB, foram quase 780 acessos e a sugestão mais votada está com 126, o EC725 pouco mais de 50…eu acho muito pouco provável de vermos algum destes na próxima coleção mas, independentemente, vou continuar a dar sugestões…
FA
Cadê o TUCANÃO brasuca?!?… :((
Temos tambem o Cascavel e o Urutu em votação lá.
Vejam neste link o Super Tucano em escala 1/48 da Hobby Boss:
http://www.1999.co.jp/eng/10263685
Ao colega Eduardo Esteves informo que o tanque brasileiro Osório também existe lançado pela empresa Trumpeter, na escala 1/35, veja o link:
http://kitmaniac.com/site/?p=539
Eu comparecí no site da Revell e coloquei lá meu voto na classe Amazonas e no Super Cougar.
Existe um comportamento da Revell e de outras empresas que fabricam kits que é descontinuar itens clássicos, e acho isso reprovável. Existem kits que deveriam transcender o tempo, poderiam sofrer atualizações, até porque na atualidade se detalha certos componentes com uso de fotogravuras ( ou photoetches, em ingles ), mas certos kits de grande importância somem do mercado, deixando os modelistas na mão, e ainda devem ter seus moldes ( supercaros ) encostados a um canto nas fábricas, e investem em fabricar outros modelos, que podem representar dúvidas de boas respostas do mercado.
Eu tenho em andamento dois modelos em scratch de submarinos brasileiros IKL 209, um Tupi e o outro Tikuna, mas de construção parada no momento por força de eu estar as voltas com projeto de um encouraçado, porém este é estrangeiro, em escala 1/350.
Quando os modelos de submarinos brasileiros estiverem prontos, de escala 1/144, vou contactar aqui o pessoal do DAN, aí tentamos compartilhar esta curiosidade com os leitores.
Grande abraço a todos: Marcus Silva
Eduardo e Boiler,
Não sugerimos o A-29 porque a HobbyBoss já lançou o kit (da FAB) e está disponível no mercado, assim como o AMX, se eu não me engano do Duarte.
Agora, o Guarani é uma boa sacada! Vou sugerir este kit já.
FA
Um do A-29 seria perfeito!
Leia-se Osório ao invés de Osóro
Temos que sugerir alguns produtos nacionais!
Tucano, Osóro, Guarani, AMX, etc
Que acham?