“O curso é dimensionado para qualquer piloto, independentemente de sua aviação. No primeiro módulo, nós aprendemos algumas coisas como o voo em dorso (de cabeça pra baixo) e leva certo tempo para que o nosso cérebro possa se acostumar com a necessidade de usar os comandos de voo de maneira invertida nessa situação”, ressaltou o Capitão Wander.
As atividades iniciaram em fevereiro. A próxima etapa será o “Módulo Avançado”, quando os pilotos passam a realizar exercícios específicos de suas posições de voo. Esse módulo é dividido em três partes, sendo a primeira realizada com dois aviões, seguida de quatro e, depois, de seis e sete.
No total, serão 80 missões. Satisfeito com o andamento do curso, o Capitão Wander falou sobre o que espera das próximas etapas. “Minha expectativa é muito boa, pois percebo que, a cada dia, o controle da aeronave melhora, fazendo com que possamos avançar de acordo com as necessidades de cada missão”, ressaltou.
Fumaça – O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é constituído por sete aeronaves. Cada piloto recebe uma numeração de acordo com a posição que ocupa na formação. Durante a demonstração, o EDA pode realizar mais de 50 manobras.
Assista abaixo ao vídeo que mostra manobras da Esquadrilha da Fumaça a partir das câmeras instaladas nas aeronaves A-29 Super Tucano:
FONTE: EDA
Edição: Agência Força Aérea, por Ten João Elias
Os Super Tucanos ” Made in EUA ” estão mandando bem no Afeganistão, sendo o” terror ” por lá , logo virão novos pedidos não há dúvidas .