Um piloto de testes da Força Aérea da Rússia voou o caça stealth de quinta geração PAK-FA, pela primeira vez, de acordo com a Sukhoi. O Piloto VP Chkalov, que faz parte do Instituto de Pesquisa de Vôo Gromov, voou o avião a partir do aeródromo de Zhukovsky, perto de Moscou em 25 de abril. A Sukhoi diz que o vôo de duas horas foi um sucesso.
No início de abril, Mikhail Pogosyan, presidente da United Aircraft, empresa filiada a Sukhoi, disse que o PAK-FA entraria em testes operacionais em 2014. “Em 2013, esperamos encerrar seus testes preliminares e iniciar os testes operacionais. Em 2014, estamos planejando iniciar os testes oficiais do Estado”, disse Pogosyan à Agência de Notícias Ria Novosti.
A primeira fase dos testes do Estado deve ser concluído até 2015. A fase de testes de vôo e desenvolvimento do PAK-FA inclui seis aeronaves, mas uma é um aeronave de teste no solo. “Os testes de Vôo esse ano se dará com 5 aeronaves”, disse Pogosyan.
Enquanto isso, a entrada do PAK-FA em serviço foi adiada por um ano. “O jato de quinta geração T-50 deve entrar em produção em série e entrar em serviço em 2016”, o presidente russo Vladimir Putin disse a Ria Novosti, em 25 de abril.
FONTE: FlightGlobal
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval