O Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A 140) suspendeu, no dia 9 de julho, para realizar operações aéreas noturnas e medir a iluminação do convoo, com foco na operação com Óculos de Visão Noturna (OVN).
A avaliação do sistema de iluminação do navio contou com a participação de um oficial do Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA), do Comando de Aviação do Exército.
Durante a comissão, foram realizadas operações aéreas diurnas e noturnas, com o propósito de manter as qualificações dos pilotos e das equipes de bordo. As medições do sistema de iluminação tiveram a finalidade de avaliar a segurança do Capitânia da Esquadra para o início das operações aéreas com o emprego do OVN.
Após a avaliação do navio, uma aeronave SH-16 Seahawk, do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarinos (HS-1), realizou circuitos de pouso com arremetida, com uso de OVN pelos pilotos.
Esse ano ele entra em operação plena com essas etapas. O que ficaria melhor ainda é se a Marinha tivesse helicópteros de ataque. Mas….