MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Nota à Imprensa VII
Brasília, em 11 de agosto de 2016.
A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto e à aeronave AF-1B, desaparecidos no mar desde terça-feira (26/07), prosseguem de forma contínua, inclusive com o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” e o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”. As equipes de apoio permanecem no local com emprego de aeronaves, lanchas e viaturas, estendendo as buscas pelas praias das regiões de Maricá, Saquarema, Arraial do Cabo e Cabo Frio.
Na quarta-feira (10/08) iniciou-se uma nova etapa das buscas, em parceria com a Petrobras, com a utilização do navio “Fugro Aquarius” que possui a capacidade de realizar dragagem e escavação em águas profundas. A embarcação possui, ainda, veículo submarino operado remotamente (ROV) – equipados com câmeras de vídeo e sensores. Os ROVs são operados por controle remoto e podem vasculhar espaços com condições de visibilidade restrita.
DAN sempre trabalhando com correção e profissionalismo. Ótima fonte de informações. Agora mudando de assunto: vendo as fotos do Fugro Aquarius e do Felinto Perry, essa configuração com o convôo no alto do navio não dificulta a navegação em mar agitado (desculpem a pergunta de leigo)?
Muito bem Padilha, continue nos informando com prudência e precisão, este sinistro deve servir não só para melhorar os procedimentos operacionais futuros, assim como pautar o modo de interagir e informar a comunidade. Tão importante quanto a informação é o respeito aos profissionais envolvidos.
Forte abraço ao DAN e que continue cobrindo com a seriedade de sempre nossas FFAA’s.
Obrigado amigo. Não buscamos “furos” ou exclusividades em cima da dor alheia.
Não querendo ser pessimista, mas parece que o mar o clamou…