Por Dominic Perry
O Peru vai leiloar os três helicópteros superpesados Mil Mi-26T anteriormente operados por seu exército, mas que não voam há décadas. Em uma resolução de 3 de agosto, o Ministério da Defesa peruano afirma que os motores, unidades de força auxiliar e transmissões dos helicópteros Motor Sich D-136 estão em uma condição “não reparável”.
Além disso, os sistemas hidráulico, elétrico, de comunicação e de navegação estão todos inservíveis, afirma o ministério, tendo ocorrido deterioração interna e externa da fuselagem.
“Investimento significativo” seria necessário para trazer os Mi-26Ts de volta ao serviço, diz, observando que o custo do reparo é “oneroso”.
O Peru adquiriu os helicópteros em 1995 após sua venda por seu proprietário original, a Aeroflot. No entanto, as três células registradas como EP 705, 706 e 707 voaram pouco desde então. O Ministério da Defesa observa que estão inoperantes há “12, 17 e 21 anos, respectivamente”.
No entanto, os helicópteros fabricados na Rússia serão colocados à venda em leilão público, devido à sua relativa inatividade, o ministério acredita que eles ainda têm valor como aeronaves doadoras para outros operadores de Mi-26.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global