Por Guilherme Wiltgen
Após o anúncio da Colômbia pela escolha do caça sueco Saab Gripen E/F, o Parlamento do país nórdico recebeu um pedido para autorizar um acordo de governo para governo (G2G) com o Peru para o fornecimento de até doze caças JAS 39 Gripen E/F da Saab.
A proposta é para que governo sueco encomende e entregue os caças e equipamentos associados.
Abaixo o texto referente a autorização:
“Autorização para celebrar um acordo sobre JAS39 E/F
A proposta do governo: O governo está autorizado a celebrar um acordo com o Peru para a venda de até 12 JAS 39 E/F e sistemas de defesa aérea associados.
Razões para a proposta do governo: O Peru está considerando substituir seus caças pelo JAS 39 E/F.
A fim de satisfazer as exigências do Peru por um acordo intergovernamental, propõe-se que o Riksdag autorize o governo a celebrar um acordo com o Peru para a venda de até 12 JAS39 E/F e sistemas de defesa aérea associados.
Isto significa que o Estado sueco compromete-se a encomendar e entregar aviões de combate e outros equipamentos e operações oferecidos. A receita da venda deve cobrir os custos do Estado.”
Parabéns ao presidente Donald Dumb! O melhor vendedor de Gripens dos últimos anos! Fez o que nenhum executivo da SAAB conseguiu! Congratulations Mr. Dumb!!
Me lembrou os anos 70-80, onde as forças aéreas sulamericanas abraçaram os Mirage como aeronaves para sua defesa.
Espero que se concretize, muitos desdenharam da aeronave, mas caso todos os clientes fechem contrato, poderá se dizer que a aeronave é um sucesso de venda se comparado ao Rafale, no caso francês, seu primeiro cliente estrangeiro veio mais de uma década depois.
A tailândia será o terceiro cliente do Gripen e nem demorou muito.
O certo seria a FAB negociar a entrega de 6 ( 6 no final de 2027 + 6 no fim de 2028 + 1 no fim desse ano + 2 no fim de 2026 ) Gripens E’s montados em Gavião Peixoto a partir de 2027, para até o início de 2029, todos os 15 E’s de produção nacional, dos 36 iniciais serem entregues. A capacidade de Gavião Peixoto é de 18 unidades por ano. Assim, daria para entregar para os colombianos e tentar negociar essa encomenda dos peruanos também.
E se os negócios com a Colômbia e Peru for adiante, renegociar com a Saab a produção do Gripen F em Gavião Peixoto.
Realmente, esse é o momento da EDS acelerar os testes de desenvolvimento do NG e entregar os 36 caças antes de 2030, para mostrar aos outros latino-americanos que temos escala para atendder 3-4 clientes diferentes. Pois pelo que eu entendi, o Peru vai pedir para eles serem fabricados na Suécia. A capacidade de Gavião Peixoto e de montar até 18 Gripens por ano. Temos que fazer de tudo para mostrar isso e não perdermos encomendas.
Muito bom,
Bom para o Gripen, bom para a Suécia e Brasil. Mais vendas, e o preço do caça tende a diminuir.
Chile até poderia, pelo seu poder econômico, mas não acredito que largue a linha do f16 tão cedo.
Tomare que se concretize.
Não tem como comentar, só falta eles receberem 12 vetores antes de nós….
Excelente notícia.
Colômbia, Brasil, Peru, Suécia, Tailândia.
Lindo seria termos Portugal, Canadá e Índia com o Gripen.
Teríamos algo perto de 400 aeronaves no cenário mundial.
Canadá e Índia, compraram algo melhor. Pode ter certeza.
Mais um ignorante detrator que não conhece nada a respeito do que se propõe a desabonar. Você deve ser fanboy dos EUA ou da Rússia, ou seja, alguém totalmente desprovido de conhecimento e de critérios racionais. Apenas um torcedor infantil e birrento.
Notícia excelente. O Peru, antigo cliente dos russos, escolhe uma plataforma tremendamente capaz e muito superior aos que os russos tem a oferecer. Tomara que passe a ocorrer agora algo semelhante ao que ocorreu com o Rafale e outros clientes surjam.
Ignorante foi a sua resposta, Zeus. Ou seria Amon-Rá?
Desculpa, esqueci que és um nacionalista e a divindade é Tupã.
Certo, Paulo Brics?
Os Gripens oferecidos ào Canadá e a Portugal serão com motores Eurojet , assim como poderão ser os colombianos.
Calma, muita calma. Essa notícia surgiu em um canal de YouTube, nada mais. O custo para uma troca de motor é de várias centenas de milhões de dólares, além de complexa e demorada. Então, não afirme algo que tu e nem ninguém tem certeza.
Não é “complexa e demorada” porque muito antes do NG se tornar uma realidade, a SAAB já trabalhava com essa hipótese. Recentemente testou no Gripen o motor do Rafale. Agora cara, com certeza deve ser.