Por Michael Marrow
Washington – Apenas 55% da frota F-35 Joint Strike Fighter do Pentágono estava em condições de missão em março de 2023, uma estatística decepcionante motivada por fatores como falta de capacidade de depósito, fornecimento insuficiente de peças sobressalentes e dependência excessiva de empreiteiros, de acordo com um novo relatório do Government Accountability Office (GAO).
A avaliação do órgão de vigilância – publicada dias depois de um F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais ter desaparecido por mais de 24 horas na Carolina do Sul – destaca uma reclamação frequentemente veiculada por funcionários do governo: a principal contratada Lockheed Martin, juntamente com seus inúmeros subcontratados, receberam muito controle sobre a sustentação do caça furtivo, uma situação que autoridades disseram ao GAO ser insustentável para o futuro do programa.
“De acordo com funcionários do DoD, nos últimos anos, os funcionários do programa perceberam que a sustentação liderada por empreiteiros para o programa F-35 era insustentável devido aos altos custos. Vários funcionários do DoD com quem conversamos durante nossa revisão expressaram preocupação significativa com os custos da mão de obra terceirizada no programa F-35”, escreveu o GAO em seu extenso relatório de 96 páginas [PDF] sobre a sustentação do Joint Strike Fighter .
A taxa média de capacidade de missão (MC) da frota de 55%, definida como quando a aeronave pode executar uma de suas tarefas, está bem abaixo das metas de 90% para o F-35A e 85% para as variantes B e C do caça. As aeronaves mais novas tendem a ter taxas de MC muito melhores, mas mesmo assim estão bem abaixo das metas do Pentágono e têm uma média próxima de 60% para a frota, de acordo com números compilados pelo GAO.
Mais de 10.000 peças em março de 2023 estavam empilhadas à espera de reparos devido a problemas no depósito, embora se esperasse que 70% dessas peças precisassem de reparos, disseram autoridades ao GAO. Para melhorar o problema, o Escritório do Programa Conjunto do F-35 encomendou novas peças em vez de consertar as existentes, embora os funcionários do programa tenham dito ao GAO que a abordagem não é sustentável.
Além da falta de capacidade, o tempo necessário no depósito pode ser extenso. Embora o GAO tenha descoberto que é duas vezes mais rápido consertar uma peça no depósito em vez de enviá-la ao fabricante, o Pentágono ainda está enviando 73% de todas as peças do F-35 de volta às fontes da indústria para reparos devido à falta de capacidade do depósito. O programa estima que, uma vez atingida a capacidade total do depósito, cerca de 65% das peças do F-35 poderiam ser reparadas pelos depósitos do serviço militar. (E os depósitos não quebrarão o controle que os empreiteiros têm sobre a sustentabilidade, já que a indústria ainda desempenha um papel importante nos depósitos estatais.)
O DoD também não tem acesso a determinados dados técnicos, o que dificulta o trabalho de alguns mantenedores e corre o risco de atrasos nas atividades do depósito à medida que as negociações sobre os direitos dos dados se arrastam. O problema do acesso aos dados afeta a sustentação do hardware e do software, descobriu o GAO.
A estratégia de aquisição do F-35 está contribuindo ainda mais para reparar atrasos nos depósitos, de acordo com o relatório. Embora existam tecnicamente apenas três variantes do jato, o alto nível de simultaneidade da aeronave – ou sobreposição entre desenvolvimento, aquisição e colocação em campo, o que pode resultar na necessidade de retrofits – criou efetivamente 14 versões diferentes da aeronave, incomodando os mantenedores e tornando sustentação menos eficiente.
“Estamos prontos para fazer parceria com o governo à medida que planos são criados para o futuro da sustentação do F-35, garantindo a prontidão da missão e permitindo a dissuasão”, disse a Lockheed em comunicado ao Breaking Defense.
“Trabalharemos e faremos parte do Grupo de Trabalho de Implementação de Sustentação (SUSWG) para impulsionar melhorias na sustentação em toda a empresa F-35. Estamos buscando uma estrutura de sustentação mais resiliente”, disse o tenente-general Mike Schmidt, chefe do Escritório do Programa Conjunto do F-35 , em comunicado ao Breaking Defense. Em março, Schmidt partilhou com os legisladores as baixas taxas de capacidade de missão da frota e prometeu travar uma “guerra à prontidão” para melhorá-las.
“Devemos aumentar a nossa capacidade de sustentabilidade e eficiência em todo o mundo”, acrescentou hoje Schmidt. “Para fazer isso, devemos fortalecer nossa rede global de reparo, transporte e armazenamento em um ritmo mais rápido, incentivar o comportamento da indústria em direção aos resultados desejados de disponibilidade e acessibilidade e permanecer focados no aumento de todos os aspectos das taxas de capacidade de missão para aeronaves em campo.”
“Estamos prontos para fazer parceria com o governo à medida que planos são criados para o futuro da sustentação do F-35, garantindo a prontidão da missão e permitindo a dissuasão”, disse a Lockheed em comunicado ao Breaking Defense.
“Trabalharemos e faremos parte do Grupo de Trabalho de Implementação de Sustentação (SUSWG) para impulsionar melhorias na sustentação em toda a cadeia de manutenção do F-35. Estamos buscando uma estrutura de sustentação mais resiliente”, disse o tenente-general Mike Schmidt, chefe do Escritório do Programa Conjunto do F-35, em comunicado ao Breaking Defense. Em março, Schmidt partilhou com os legisladores as baixas taxas de capacidade de missão da frota e prometeu travar uma “guerra à prontidão” para melhorá-las.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
Esse avião é maravilhoso, uma verdadeira máquina em constante desenvolvido. Esse avião é construído em cima de um supercomputador!
Muito interessante imaginar que no futuro haverá mais de 2 mil unidades de aviões F35 em rede, gerando uma inteligência informacional sem igual.
Parabéns a LM
O grande problema aqui com o F-35 americano que não é comentado CLARAMENTE é que a aeronave é uma projeto de engenharia NÃO FINALIZADO!!!
Costumo dizer que o F-35 é a maior FROTA DE PROTÓTIPOS da história da aviação militar…
Já existe uma frota de quase mil aeronaves entre os EUA e seu aliados vassalos de aeronaves incompletas, em vários estágios de desenvolvimento, que NECESSARIAMENTE necessitarão de uma (ou mais) longas paradas operacionais para readequar os seus sistemas QUANDO as soluções para suas dezenas de restrições pendentes estiverem disponíveis para correção.
Deste cenário também decorre que a Lockheed Martin, na sua pressa de produzir e faturar contratos, descuidou-se dramaticamente de manter um controle rígido das versões de configuração dos seus protótipos já produzidos e paralelamente este caos logístico foi ainda mais AGRAVADO pelos atrasos e erros da manutenção prestado pela LM que gerou uma canibalização nas unidades da USAF que passou a TENTAR usar peças de outras aeronaves paradas para recuperar a operacionalidade de algumas unidades. Assim gerou-se subtipos de versões com peças compartilhadas entre versõe de diferentes gerações de protótipos o que tornou o já atrasado e deficiente sistema de manutenção automatizada do programa virtualmente inexistente sem informações confiáveis sobre o estado das configurações REAIS das aeronaves da USAF…
O contínuo atraso dos testes e do desenvolvimento FINAL do F-35 torna o cenário do Euro Fighter TRANCHE 1 cada vez mais plausível, uma vez que a multiplicidade de alterações necessárias para se adequar as múltiplas versões já fabricadas do F-35 para a versão final de produção (que ainda não está estabelecida) pode levar a situações onde as primeiras versões estão tão distantes do padrão FINAL que sua adaptação ao padrão DEFINITIVO seja economicamente inviável (seja mais BARATO comprar um F-35 novo construído no padrão final) ou mesmo tecnicamente inviável fazer a adaptação por problemas construtivos não contornáveis….
Por estas razões a disposição SUICIDA dos aliados Europeus em adotar o F-35 sem ter seu desenvolvimento TÉCNICO finalizado, APONTA para uma SEVERA CRISE futura nas forças aéreas da EUROPA que açodadamente adotaram a problemática e custosa aeronave americana como a única aeronave TIPO de suas unidades de caça…
Na minha humildade opinião, esse avião serve para missões específicas mas, não é adequado para ser a espinha dorsal de uma força aérea. Nem os americanos parecem confiar nele; dado o investimento no F15.
Eles já disseram que diante da incapacidade desta plataforma cumprir todas as tarefas para a qual megalomanamente foi projetada, substituir A-10, AV8-B, F-15, F-16, F-18, F-22 por décadas a frente, sua principal função será a de plataforma de coleta e compartilhamento de dados, contra medidas, supressão de defesas AA, vetoramento de armas lançadas por terra ou por outras aeronaves.
O problema, segundo dito por oficiais da Usaf, é que não há a necessidade de um número muito grande de aeronaves para cumprir estas funções, e eles estão adquirindo milhares de unidades que se tornarão desnecessárias, inúteis.
Além disso plataformas 4.5+ como o Gripen E e o Rafale já tem a capacidade de executar algumas destas tarefas com custo 2x menor e média de 98% de disponibilidade.
E ainda assinaram este contrato dando exclusividade à LM nos processos de manutenção que não estão sendo cumpridos a contento.
Eles simplesmente se meteram num colossal atoleiro com esta Jackfruit.
Literalmente meteram o pé na jaca.
Quem está em um atoleiro é o Su-57, um avião que além de não entregar as capacidades prometidas não tem a menor previsão de quando vai entrar em serviço. E enquanto isso os Su-35 são interceptados pelos F-35 sobre a Síria…..rs!