O Brasil recebeu a sua primeira aeronave Airbus C295 na configuração de busca e resgate (SAR – Search and Rescue). A entrega foi feita nas instalações da Airbus Defence and Space, em Sevilha, na presença de Raul Jungmann, Ministro da Defesa, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e de Bernhard Brenner, vice-presidente de marketing e vendas da Airbus Defence and Space.
A aeronave será integrada em julho à frota existente de 12 C295 configurados para transporte, aumentando a frota da Força Aérea Brasileira para 13 modelos. Os termos do acordo também incluem um contrato de cinco anos para suporte completo durante a operação (FISS – Full In Service Support).
“Somos muito gratos por esta renovada demonstração de confiança vinda de um cliente de muitos anos, que usará o C295 para realizar tarefas críticas para a Força Aérea Brasileira. O C295 tem grande aprovação em missões de busca e resgate e representará um grande salto em capacidade para o Brasil”, diz Brenner.
Após a cerimônia, a nova aeronave foi para o Paris Air Show onde está sendo exibida na área de exposição estática da Airbus, durante o evento. Depois, a aeronave será levada para um tour de um mês por países da Ásia e da América do Norte, demonstrando sua capacidade em diversos ambientes, antes de chegar ao Brasil para entrar em operação.
Além da frota de aeronaves, a FAB também utiliza um simulador de voo completo do C295 na base aérea de Manaus (BAMN), o que permite uma autonomia completa para o treinamento de sua tripulação.
Mais de 180 modelos C295 já foram encomendados por 25 países. Na América Latina, mais de 100 aeronaves Airbus de transporte militar de todos os tipos estão em operação.
FONTE e FOTOS: Airbus
DIVULGAÇÃO: JeffreyGroup Brasil
Caro Galito, ledo engano, está tudo previsto no CLS, que não é barato, apenas a Airbus vai custear as despesas do tour.Agora, que se diga, avião adquirido no momento errado, com o radar errado para a missão se destina, mas é assim que a banda toca.
Creio que deve ter uma porcentagem muito boa de desconto, para a primeira manutenção preventiva dessa aeronave, visto que, não haveria motivos para esse tour, gastando ao meu ver é claro, ” horas preciosas de voo “, algo sem sentido algum para a FAB.
A aeronave vai passar por um tour de um mês, antes de se integrar as forças armadas brasileiras?
A Airbus é quem está promovendo isso? É se estiver, porque não o faz com outra aeronave , pois esse já é nosso!
Acho isso muito estranho!