A aeronave F-5FM 4810 recém-modernizada pela Embraer foi liberada para operar no Esquadrão Pampa (1º/14º GAV), localizado na Ala 3, em Canoas (RS), após completar o processo de recebimento em Gavião Peixoto (SP). A aeronave F-5 na versão biposto, de matrícula 4810, completou o programa de modernização, sendo esta a última aeronave do projeto F-5FM entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB).
Durante o processo de recebimento, militares da Subdivisão de Controle do PAMA SP cumpriram inspeções visuais e ensaios de solo, cuja finalidade foi a verificação do correto funcionamento dos sistemas embarcados no ensaio de pista. Posteriormente, a aeronave foi liberada para o voo que foi realizado por um piloto de teste e dois engenheiros do Instituto de Pesquisas e Ensaio em Voo (IPEV).
Por ocasião dos ensaios de voo, o piloto de teste Major Aviador Thiago Scavacin e os engenheiros Major Alan Fonseca Uehara e o Tenente Matheus Pacheco Guanabara Santiago foram os responsáveis pelo cumprimento de cinco voos de experiência. A atividade demandou o acompanhamento dos inspetores do PAMA SP para execução dos testes previstos em manual que validam a segurança e aeronavegabilidade da aeronave.
Com a finalização dos ensaios previstos, foi possível concluir o processo de recebimento da aeronave e entrega ao Esquadrão Pampa. O translado terrestre foi realizado sob a responsabilidade do PAMA SP até a Base Aérea de São Paulo (BASP). Já no dia 21 de novembro, a aeronave decolou rumo a ALA 3, em Canoas (RS), sede do Esquadrão.
“Com a entrega da última aeronave modernizada, toda a frota de F-5 do Brasil passou a contar com aviônicos e armamentos de última geração. Essa tecnologia avançada, associada a uma plataforma aérea confiável e de alta performance, possibilitará uma maior eficiência na missão de defesa do espaço aéreo brasileiro, garantindo a soberania nos céus do Brasil”, destacou o Tenente-Coronel Reis.
O F-5 é um caça supersônico ágil, altamente manobrável e confiável, combinando design aerodinâmico avançado e ótima relação empuxo/peso fornecida pelos dois motores J85 fabricados pela General Electric.
O Chefe da Divisão Técnica do PAMA SP, Tenente-Coronel Aviador José Rodrigo Zanin, destacou o grande desafio para o Parque de Material Aeronáutico durante todo esse processo em fornecer o suporte adequado e oportuno de pessoal técnico e material à linha de modernização na Embraer. “A parceria foi muito importante para estreitar o relacionamento entre Embraer e FAB, assim como no fortalecimento das relações entre a empresa e os militares do PAMA SP”, disse.
O Diretor do PAMA SP, Coronel Aviador Marcos Dias Marschall, ressaltou a atuação do Parque no processo de modernização. “A entrega do último F-5 modernizado representa mais um passo no ciclo de vida da aeronave. A padronização dos sistemas embarcados eleva a capacidade operacional da Força Aérea e reduz os custos de manutenção”, finalizou. No total foram modernizadas 49 aeronaves que hoje integram os diversos Esquadrões da FAB.
FONTE e FOTOS: FAB
Sobre o FAB-4806, última notícia:
EXTRATO DE TERMO ADITIVO Nº 2/2019 – UASG 120195
Número do Contrato: 124/2018. Processo: 67106003519201870. CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 11/2018. Contratante: COMANDO DA AERONÁUTICA -.CNPJ Contratado: 17162579000191. Contratado : LIDER TAXI AEREO SA – AIR BRASIL-.Objeto: Serviço de manutenção aeronáutica contemplando reparo estrutural de grande monta, exclusivamente na aeronave F-5FM, matrícula FAB 4806. Fundamento Legal: Alínea b, inciso I, Art. 65c/c § 1º, Art 65, da Lei nº 8.666/1993. Vigência: 20/12/2019 a 23/11/2020. Valor Total: R$ 110.189,08. Fonte: 280120320 – 2019NE807737. Data de Assinatura: 20/12/2019.
(SICON – 10/02/2020) 120195-00001-2019NE801234
Opa!! Ótima notícia! Então, daqui algum tempo veremos o 4806 operacional novamente. Teremos 5 F-5FM. Obrigado pela notícia!
Alguém saberia informar qual a taxa de disponibilidade dos caças F5 ?
Dos 49 modernizados, quantos realmente estão ativos ?
Forte abraço a todos !
Bom dia!
Aeronaves disponíveis e ativas são coisas diferentes. Disponíveis são aquelas “em rampa”, ou seja, que estão na linha de voo, disponíveis para operação. Ativas, são aquelas aeronaves que fazem parte do inventário da Força e que são utilizadas em algum momento, mas que não necessariamente estão disponíveis, pois podem estar em processo de modernização, ou em processo de manutenção. Então, disponibilidade de aeronaves militares é algo bastante sigiloso…..não saberia te dizer a disponibilidade atual dos F-5M. Ativos, dos 49 modernizados (43 EM e 6 FM), todos E permanecem ativos e dos F, o 4806 se acidentou, com ejeção dos tripulantes, mas incrivelmente fez um “pouso sozinho” próximo à BASC. Foi levado para o PAMASP e não sei se será possível sua recuperação. O F 4811 teve perda total em acidente após decolagem da BASC, com ejeção dos 2 pilotos. Então, dos 49, temos 47 (ou 48, dependendo da situação do 4806).