Por MARIA ALEKSÁNDROVA
Engenheiros prometem entregar até 2022 a aeronave de combate, que terá tecnologias furtivas e substituirá os atuais bombardeiros operacionais Tu-95, Tu-160 e Tu-22-3M.
O escritório de engenharia Túpolev, especializado no desenvolvimento e construção de bombardeiros estratégicos, iniciou a produção do primeiro protótipo do bombardeiro de sexta geração, conhecido como PAK DA.
“O Ministério da Defesa aprovou todos os requisitos técnicos da aeronave. A empresa Túpolev será responsável pela construção da avião em estreita coordenação com outros contratados”, declarou o o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denís Mantúrov, à agência de notícias russa Interfax.
O novo avião de combate substituirá os atuais bombardeiros operacionais estratégicos Tu-22-3M, Tu-95 e Tu-160.
A aeronave será construída em forma de “asa voadora”. Este tipo de veículo não possui cauda e a fuselagem será achatada e reduzida verticalmente. Assim, toda ela possuirá função de asa, e dentro dela ficarão alojados a tripulação e o armamento.
A tecnologia “stealth” também será amplamente utilizada na construção da máquina. O novo bombardeiro terá formas angulares, com linhas irregulares para dissipar os sinais de detecção dos radares inimigos.
O avião será subsônico e sua principal tarefa será o transporte de bombas ou mísseis para o local de lançamento.
O motor do PAK DA será criado pela “United Engine Corporation”, empresa estatal russa responsável pela produção de motores para a aviação civil e militar.
Os testes do bombardeiro serão realizados na base da Túpolev, nos arredores de Moscou.
Segundo o chefe da Túpolev, Aleksandr Kôniukhov, o primeiro PAK DA será entregue às Forças Aéreas russas entre os anos de 2021 e 2022.
FONTE: Rússia Beyond
6a GEN ???? Forçaram a barra um pouquinho… enfim me parece uma bela aeronave.
sexta geração de bombardeiros assim como o B21 e não de caças….
Pelas notícias a primeira unidade será um protótipo para testes no solo, assim como o primeiro T-50 ele não irá voar..
Particularmente acho difícil qualquer protótipo voar antes de 2024, mesmo se voar isso será com motores provisórios, pois este tempo é curto para se criar e testar um novo motor, a não ser que usem um NK-32 modernizado…
Esse bombardeiro me faz lembrar do Vulcan britânico
Ótimo. O Brasil necessita de aviões com alta tecnologia. Gostei e espero ganhar uma maquete do Gripen E
Depois de mim.
O próximo é meu.