Por Vera Magalhães
Desde agosto, quando surgiram as denúncias de espionagem norte-americana no Brasil, o Ministério da Defesa intensificou seus contatos com a Suécia na negociação que visa a aquisição de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira.
FONTE: Coluna Painel – Folha de São Paulo
Além de pensarmos em uma forma mais geopolitica influenciando nossos vizinhos, tendo em vista que o arco de ilhas britanicas no oceano atlantico é abrangente que de Ascenção chegando as Malvinas bem de frente ao pré-sal, motivo de cobiça. Afinal a Inglaterra montou uma estrutura militar (Fortaleza) nessas ilhas. Só vazendo uma especulação; o que seria a Argentina equipada com R-99, E-99, GRIPEN NG, KC-390, MISSEIS MT-300 AVIBRÁS versão ar-mar, e algumas Baterias ASTROS 2020 e até uma Brigada de veículos Guarani. IMAGINEMOS AMIGOS!!! GRIPEN NG vs TYPHOON.
Ta aí outra coisa que seria melhor com o Gripen. Mais barato e com menor custo de operação conseguiríamos vender melhor para os países latinos, junto vem uma diplomacia fortalecida e novos produtos, como o guarani, o KC390 e os Astros, um ajudando o outro….
O maior lobista pro-Gripen é o Luiz Marinho. O Senado Brasileiro também é a favor do caça. A escolha não tratá NENHUMA consequência eleitoral. A fatura já está liquidada!
vamos fazer um leasing de 12 aeronaves versão C e D imediatamente para o GDA, ao mesmo tempo treinamos os pilotos, mecanicos e logistica do gripen enquanto termina o desenvolvimento da versão “E” daí fazemos o pedido das 36 aeronaves ja de olho em uma versão naval para o A12 , em minha opinião ficaria de bom tamanho
O Brasil devia adquirir 12 Gripen C/D imediatamente.
o gripen seria a melhor alternativa quando se diz em desenvolvimento, jah que boa parte da fuselagem já é produzida pela AKAER. São o mais baratos por serem monomotor. O que ele peca é seu alcance, mas o brasil não tem apenas uma base e possui capacidade de REVO(Emn breve com os KC-390), entao tal problema pode ser “facilmente” solucionado.
Realmente eu não entendo essa parte do Rafale ser mais caro do SL…, sendo que o SH custa em torno de 100 milhões de dólares, já o Rafale o valor é de 75/80 milhões (????), o Gripen não dá nem para discutir, pois o caça do SL é o NG que nem está pronto. Vale lembrar que a Marinha deve acompanhar a compra da FAB para aquisição dos novos caças para o São Paulo: SH não opera nele, Gripen nem versão naval tem, o único que sobra é o Rafale.
Agora tem outro lado da moeda, a de se levar em consideração que outros países (sérios) estão investindo em caças de 5ª geração e não tem lógica a compra de caças de 4ª geração com valores muito altos, mas para isso o governo tem que ter a ambição de procurar desenvolver esse tipo de caça (os russos já ofereceram essa parceria).
Levando em consideração qual melhor caça, o Rafale com certeza é o melhor dentre os três. Outra coisa, estamos falando de defesa, segurança… e nunca é demais isso. Portanto o que eu gostaria para o meu país é o melhor.
Só um comentário, minha preferência pessoal é o SU-35S, seria perfeito para nosso país.
Mesmo considerando que a atual geração de aeronaves do FX2 caminha para a rápida obsolescência, tendo em vista o cenário de baixa intensidade da América do Sul, a situação econômica atual do país e as perspectivas de futuro, e também a comunalidade de componentes (por exemplo, os turborreatores), creio que o ideal seria um arranjo HI-LOW de uns 48 SH e 72 Gripen.
Senhores, bom dia. No atual estágio, para não pôr em risco a operacionalidade da FAB e o efetivo aprestamento de meios, qualquer um dos 3 aviões já serviria. O SH, seja pelo histórico, seja pelas possibilidades da parceria estratégica com os EUA, e inclusive pelo vetor que é e potencial de desenvolvimento que ainda oferece, talvez representasse o melhor pacote, mas a NSA fez a burrada que fez e melindrou meio mundo, deitando desconfianças que vão perdurar; depois dessa, acho que o comprovadamente eficiente SH só ganha se oferecerem os códigos-fonte e (muitas) outras coisas mais, pois a palavra de ordem será diminuir ao máximo a dependência tecnológica. Já o Rafale é muito caro de adquirir e de manter, apesar de ser uma belíssima e eficaz aeronave; depois da bagunça de julho, ninguém teria coragem de optar por esse meio. O Gripen parece ser a escolha mais sensata: menos cara de adquirir e de manter, oferece interessantes aspectos de oferecer, de tecnologia e de desenvolvimento (Gripen naval?), mas sobre ele paira substancial desconfiança em razão de componentes originários dos EUA.
Situação essa difícil a que deixaram chegar em razão da indecisão…
Só falta existir. 1o de produção no 2o semestre de 2018, IOC lá para 2020. Isso para Gripen E, sobre Gripen F não há qualquer cronogroma ou financiamente oficial.
Faz sentindo tal caça de 4,5 geração se em 2018-2020 teremos caças de 5a geração : F-35, J-20, J-31, PAK-FA (e talvez o caça de 5a geração leve russo) ?
Cedo ou tarde, teremos que entrar pra 5a geração. Então, todos os três na verdade são um ‘gap’.
Então, melhor seria um caça pronto e testado, com alta escala, melhor custo-benefício (SH), e entrar em parceria com algum outro país num projeto de 5a geração.
Pelo amor de Deus. Em nome da patria e de seu proprio povo.
Literalmente esquecam os EUA.
Nada de f-18.
e blá blá blá…. percebam que é sempre nessa ordem que as coisas acontecem:
Brasil fecha parceria com Boeing => Brasil diz que não comprará caças dos EUA.
Brasil reforça parceria com Dassault=> Brasil diz que não comprará caças da França.
Brasil intensifica seus contatos na Suécia=> Cortes na defesa afetam compra de caças.
Eu induzo se tratar de um ciclo é infinito.
Abraços!
Sabemos q o gripen éa melhor opção hoje para o BR…
Para um país que chora na hora de gastar com as forças (des) armadas ,esse é o caça ideal pois é o de menor custo de aquisição e manutenção .
Cara, sinceramente, a incompetencia deste Juniti Saito já passou dos limites, todos sabemos que a FAB tem verba própria para adquirir o FX2, isso foi dito pelo próprio Junito numa destas audiências, está esperando o que???? compra logo esses Gripen com a vinda da versão C/D imediatamente,pelo menos uns 24 caças, e espera pela produção dos NG em 2017 e 2018, não precisa da benção da Dilma para isso e ao mesmo tempo, se for feito pela FAB impede que seja usado como discurso politico no ano que vem, no máximo, se a Dilma resolver comprar os F18Sh visando uma parceria estratégica com os EUA e a Boing poderíamos ter um mix hi / low com F18 e gripen,uns 60 de cada, já que a meta é de 120 no final, é importante dizer que 80% da estrutura (fuselagem) do NG já está sendo feita por uma indústria brasileira, AKAER, se não me engano,isso para mim já é ToT, saudações.
Será que a Boeing estava com essa banca toda!