Getafe, 28 de março de 2023 – A NATO Support and Procurement Agency (NSPA) encomendou mais um Airbus A330 Multi-Role Tanker Transport (MRTT), aumentando para 10 aeronaves a Multinational MRTT Fleet (MMF).
Este anúncio segue a decisão da Bélgica de aumentar sua participação no programa com um adicional de 1.100 horas de voo por ano. A Multinational Multi Role Tanker Transport Fleet (MMF) fornece transporte estratégico, reabastecimento em voo e capacidades de evacuação médica para suas seis nações participantes: Bélgica, República Tcheca, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Noruega. Essas nações assinaram o Memorando de Entendimento que lhes permite compartilhar os custos proporcionalmente de acordo com o compromisso nacional de horas de voo por ano.
“Desde a chegada da primeira aeronave em 2020, e especialmente desde o início da guerra na Ucrânia, o MMF está protegendo a soberania europeia e mostrando suas capacidades como um avião reabastecedor multifuncional”, disse Jean Brice Dumont, chefe de sistemas aéreos militares da Airbus Defense and Space. “Com este novo pedido, a NSPA já adquiriu um dos quatro MRTT opcionais solicitados além das nove aeronaves contratadas anteriormente, demonstrando o nível de satisfação do cliente”.
Fábrica da Airbus em Getafe onde são realizadas as conversões em MRTT
A MMU já opera sete A330 MRTT e alcançou a cerimônia de Capacidade Operacional Inicial em 23 de março. A capacidade operacional total é esperada em meados de 2024. Seu sucesso depende da excelente cooperação entre a OTAN, as nações participantes e a indústria. O programa também é um exemplo de como as nações podem cooperar, reunindo e compartilhando recursos para obter acesso contínuo a recursos de última geração.
Espera-se que mais dois MRTT, que ainda não foram entregues entrem em serviço em 2024, enquanto que esta nova aeronave chegará no final de 2026. Os MRTT da MMF operam a partir da MMU Main Operating Base (MOB) em Eindhoven (Holanda) e do Forward Operating Base (FOB) em Colônia (Alemanha).
FONTE: Airbus
O nível de satisfação da FAB (por extensão de nós brasileiros) também seria aumentado se nossos KC30s também engrossassem a lista de aeronaves nesse hangar.
Concordo!
De momento, nada concreto a não ser a existência dos dois aviões a serem convertidos já sendo operados para transporte.