A Força Aérea tem um novo esquadrão de voo: a Esquadra 506, batizada como “os Rinocerontes”.
A cerimônia de ativação da esquadra decorreu no sábado (20) na Base Aérea N.º 11, em Beja, em um evento presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves.
Na presença do Alto Comando da Força Aérea, foi nomeado comandante da Esquadra 506 – “Rinocerontes” o Major Piloto-Aviador Miguel Pousa.
Dirigindo-se aos militares que agora compõem a Esquadra 506, o CEMFA falou com emoção de um “sonho que se concretizou”, representando a Esquadra 506 um símbolo de modernidade, começo, de uma Força Aérea do futuro. A criação desta Esquadra “está sustentada em três pilares: sistemas e infraestruturas de última geração, pessoas altamente qualificadas e uma Força Aérea evoluída e na linha da frente”, que formam um triângulo que no vértice terá “o cumprimento da missão”. Na conclusão das palavras, o CEMFA convidou “a apertar os cinto neste voo rumo à modernidade, ao futuro, à nova tecnologia”.
Já como Comandante de Esquadra, o Major Miguel Pousa destacou os desafios que se aguardam aos “Rinocerontes”, “pela responsabilidade que acarreta sermos o primeiro país europeu e o segundo país no mundo a operar o KC-390. Sob o olhar atento de todos, teremos o desafio não só de cumprir com as missões que se nos serão atribuídas, como também aprimorar e aprofundar o emprego operacional da aeronave, de forma a elevarmos o KC-390 e a Esquadra 506 a referências no âmbito do Transporte Aéreo”, concluiu.
Após uma visita às instalações da nova esquadra, o CEMFA assinou o livro de honra da Esquadra 506.
Sob o lema “só pode o que impossível parecia”, a Esquadra 506 agora formalizada será equipada brevemente com o avião KC-390, tendo como missão executar operações aéreas no âmbito do transporte aéreo geral, combate a incêndios e reabastecimento aéreo.
Adorei o nome “Rinoceronte”! Pois, o probe reabastecedor, juntamente com sua robustez, lembra mesmo o animal, imponente e que impõe respeito.
Algumas respostas… A Esquadra 503 “Golfinhos” voava CASA Aviocar até ser debandada: http://walkarounds-patches.blogspot.com/2020/04/esquadra-503-golfinhos-desactivada.html?m=1 A Esquadra 504 “Linces” atualmente voa Dassault Falcon 300 e a Esquadra 505 “Jacarés” voava o derivado frances do Cessna 337 até ser debandada https://walkarounds-patches.blogspot.com/2015/12/esquadra-505-jacares-desactivada.html?m=1 ou seja “506” devecser um nome novo usando a primera numeração subsequente livre…
Curiosidade: será que “Rinocerontes” é um nome novo criado especificamente para a unidade operadora do KC-390? Ou será que é um nome histórico recuperado especialmente para esse avião? Afinal, após ouvir o nome pela primera vez, nota-se que o probe de reabastecimento do KC é nitidamente um “chifre”…. Curioso que a esquadra 501 “Bisontes” é atualmente a unidade de Hercules e a 502 “Elefantes” usa o muito menor C-295. Que fim terá s Esquadra 501 após a retirada dos Hercules de serviço?
Há Embraer tem todas as tecnologias para criar um novo cargueiro com maior capacidade. Um cargueiro no tamanho do C-17 americano ou Galixe. Tem parte avionica, rampa, desenho, tem que ser o mesmo. É só aumentar a planta. E só colocar mais 2 motores com maior empuxo. Está pronto o novo cargueiro ou de emprego na aviação comercial, ou seja passageiros. Talvez nós acreditamos muito mais na capacidade intelectual dos engenheiros da Embraer do que eles próprios. Sou um inventor frustado, mas acredito.Temos excelentes relações com todos os países. Não invadimos países, somos neutros em muitos conflitos. Com esse comportamento podemos produzir bons frutos. Parabéns a todos os funcionários e diretores da Embraer.
O Brasil (FAB) ainda não tem interesse, necessidade e/ou DINHEIRO para uma aeronave de maior porte que o EMBRAER KC-390!!!
Sem necessidade do governo brasileiro, sem projeto novo.
ESQUECE por um bom tempo…
Os BRIGADEIROS da FAB simplesmente abandonaram as premissas originais de AMPLIAÇÃO das missões do Hércules pois o Millennium tem MUITO mais possibilidades de USO…
ESTA ATITUDE anterior, por si só, inviabiliza a confiança do governo atual em novos planos da FAB que terá MUITA dificuldade de negociá-los neste mandato, principalmente se insistir na ABOBRINHA do Cessna Skycourrier…
E a “FABolsonara” do BBJ (Brigadeiro Batista Júnior) tentou de TUDO para reduzir a compra da aeronave Millennium para menos da METADE do lote original, mas não conseguiu fazê-lo unilateralmente pela resistência LEGAL da EMBRAER nos termos do contrato em vigor…
Claramente aquela liderança FAB pós incidente Pazuello (e troca dos três comandantes de força por elementos politicamente DÓCEIS) visava na FAB apenas uma frota do TAMANHO da frota histórica do C-130 Hércules só para cumprir as suas missão legadas e ASSIM o que estava se avistando era que toda a parte de melhoria do serviço da frota da FAB para o EB e MB, uso mais intenso da frota como reabastecedor e a missão de combate a incêndio florestal iria ficar para uma terceira prioridade ou NENHUMA.
PROPOSITALMENTE limitando a ambição original do PROGRAMA KC-390 com 12 a 15 aeronaves apenas…
Vamos ver como a FAB e o atual governo vai lidar com os CACOS do programas C-390 deixados pelo governo e comando da FAB anterior…
Como sempre digo o Presidente Lula não tem qualquer PRESSA de modificar um programa que o próprio Alto comando da FAB diminuiu no passado e mais ainda no passado no seu último mandato SEQUELAS do caso Rafale e da insubordinação POLÍTICA da turma de Juniti Saito ( eque recentemente foi colocado em evidência no recebimento do Gripen pelos Brigadeiros atuais) não ajuda a simpatia e/ou boa vontade com o governante atual que tem uma relação político-institucional GELADA com a FAB…
Engraçado como esquecem convenientemente a TROCA dos três Comandantes e FAZEM DE CONTA que isso sequer aconteceu e cobram agora ISENÇÃO ABSOLUTA do Presidente Lula em relação aos militares depois de tudo que fizeram…
Gilberto,
Vamos esclarecer para não ficar uma versão de que existe a tal “FABolsonara” do Brig BJ.
Conversei pessoalmente com o Brig Damasceno e, ao questioná-lo sobre esse assunto, o mesmo confirmou que o que foi feito em relação ao KC-390 é o correto e será mantido.
Aproveito para lembrar que a Instituição (FAB) é de Estado e não de Governo, portanto, para encerrar essas denominações que não correspondem a realidade, a FAB tomou sua decisão com pé no chão e seguirá nessa proa.
Abs,
Querido não brigue com FATOS, fui militar e se tem uma coisa que não existe é essa BALELA que dizer que a FAB (ou qualquer força) é uma instituição monolítica…
Existem grupos e interesses divergentes dentro das forças…
Damasceno é integrante deste sistema onde oficiais generais são “políticos militares”…
Mesmo ele dizer que o que se fez com o KC-390 “foi o certo” só reflete a SUA VISÃO e a do seu grupo dirigente…
A EMBRAER discorda…
Fazer o que a FAB fez de anunciar a redução da encomenda na véspera de uma grande feira internacional diz muito mais sobre o açodamento dessa relação até dezembro de 2022…
Que incluiu o cancelamento dos MOUs do drone supersônico e do projeto STOUT com a EMBRAER…
E a questão do Gripen F na Suécia…
Tenho senso CRÍTICO e simplesmente reproduzir as razões do oficiais generais não condiz com a REALIDADE.
De qualquer modo é a FAB que terá de lidar com o seu Comandante em Chefe nestes próximos QUATRO ANOS sem esquecer o que se fez nos últimos 4 anos e mais no passado pré Gripen com e CONTRA o atual governante…
E fazer de conta que nada ocorreu é só síndrome de avestruz…
Dizer que não houve ENGAJAMENTO ativo dos comandos militares ao governo anterior e suas políticas, PRINCIPALMENTE depois da substituição dos TRÊS COMANDANTES após o episódio Pazuello, é brigar com FATOS e querer varrer para debaixo do tapete a incômoda verdade da politização de uma boa parte dos oficias generais como o Brigadeiro Batista Junior e o Almte Garnier, MUITO LONGE da postura militar usual…
Gilberto,
O fato é que a sua intenção de nomear FAB disso ou aquilo não corresponde a realidade, e vai por água abaixo quando se tem a palavra do atual Cmt seguindo a mesma voga do Cmt anterior.
Abs
Se preferes acreditar em carochinha militar a escolha é tua…
A declaração dele é a posição do comando dele e os fatos a seguir demonstrarão onde o caminho vai dar…
Aguardemos…
Cada um acredita no que quer, na versão do Cmt ou na sua…
Veremos como vai ser!
Aguardo ansiosamente a estreia das operações de combate a incêndio dos KC-390 do 506, uma vez que tem sido um grave problema e recorrente dos verões portugueses nos últimos 10 anos!
E me parece, como de COSTUME, a FAB não teve a menor pressa de certificar o KC-390 para missão de Combate a Incêndios e esta foi feita prioritariamente por exigência da entrega dos Milleniuns da FAP.
A possibilidade de operação de combate a incêndios florestais teve destaque na escolha portuguesa pela aeronave…
Só não sei se estas operações já poderão ser iniciadas neste ano tão rápido após o esquadrão ser recém formado…
Achei o nome bem adequado.