Nos últimos meses, a área de Segurança & Defesa da Saab observou um crescente interesse pelo Gripen E, a próxima geração de seu caça multimissão.
Tal interesse se dá também ao fato de que a Saab recebeu uma ordem do Swedish Defence Material Administration (FMV), em fevereiro de 2013, para o desenvolvimento do Gripen E e iniciou a montagem do sistema.
Aproximadamente 6.000 caças deverão ser substituídos no mercado mundial durante os próximos 15 a20 anos (Fonte: da IHS Jane 360). Devido a restrições suecas de exportação e outros pré-requisitos, a Saab tem acesso a cerca de metade desse mercado. Anteriormente, a Saab estimava que o potencial do Gripen poderia captar cerca de 10% deste mercado, ao longo dos próximos 15 a 20 anos.
Com base no aumento do interesse pelo Gripen, como por exemplo, na Ásia, Europa, América do Sul e na África Subsaariana, a Saab agora retrata com um potencial mais positivo, os futuros negócios com o Gripen E, ao longo dos próximos 15 a 20 anos.
“O crescente interesse pelo Gripen, reflete a análise de mercado de longo prazo para o Gripen E, e com o melhor custo-benefício de um moderno caça multimissão no estado-da-arte. As oportunidades de negócios parecem ser bastante promissoras”, diz Håkan Buskhe, Presidente e CEO da Saab.
A perspectiva da Saab para 2013, permanece inalterada. As metas financeiras de longo prazo, de 5% de crescimento anual orgânico das vendas, margem operacional de 10%, em média, e ratio de capital/ativos superiores a 30%, também se mativeram inalterados.
FONTE: Saab
Será que o FX2 deu maior visibilidade ao caça suéco?
Com certeza. Daria mais visibilidade para qualquer caça escolhido. Mas pelo caça ser um caça de país com pouca tradição(Ou menos), essa visibilidade foi ainda maior.