Taubaté (SP) – Nos dias 8 e 9 de setembro, ocorreu uma das maiores operações de adestramento noturno, com o uso dos óculos de visão noturna, já efetuadas pela Aviação do Exército (AvEx).
Juntamente com o 5° Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena (SP), a AvEx realizou a incursão aeromóvel de uma Companhia de Fuzileiros Leves na localidade de Cachoeira Paulista (SP).
O 2° Batalhão de Aviação do Exército foi o responsável pelo planejamento e pelo comando do deslocamento aéreo. Contando com a presença de oito aeronaves: duas aeronaves HM-4 Jaguar, dois HM-3 Cougar, dois HM-1 Pantera K2 e dois HA-1 Fennec, a missão obteve êxito quando, após todas as manobras, todo o efetivo empregado na Operação conseguiu pousar em segurança, por volta das 23h30.
Durante toda a missão, as tripulações voaram em formação, utilizando óculos de visão noturna (OVN), adestramento que eleva o grau de operacionalidade e preparo da tropa, conferindo a possibilidade de emprego de uma força tarefa, com meios aéreos e terrestres, em qualquer momento do dia ou da noite. Assim, pode-se dizer que a Aviação está sempre pronta para “Operar, Apoiar e Decidir“.
A Operação contou com a presença do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; do Comandante de Operações Terrestres, General de Exército Araken de Albuquerque; do 3° Subchefefe do Comando de Operações Terrestres, General de Brigada Glaucio Lucas Alves; do Comandante da AvEx, General de Brigada Achilles Furlan Neto; e do Comandante da 12° Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Rolemberg Ferreira da Cunha.
Espero que o EB num futuro próximo adote um heli puro sangue para ataque.
Gostaria de ver uma parceria entre Helibras e a Agusta (T119).
Parabéns ao nosso EB! Operacional!