Um caça A-29 da Força Aérea Brasileira interceptou, neste domingo (25/06), um avião bimotor matrícula PT-IIJ que transportava 500 quilos de cocaína de Mato Grosso para Goiás. Ao não cumprir as orientações apresentadas pela defesa aérea, a aeronave foi interceptada às 13h17 na região de Aragarças (GO) e pousou na região rural de Jussara (GO). A atuação é resultado da Operação Ostium, exercício coordenado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em conjunto com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança.
Inicialmente, a aeronave interceptada, que decolou da Fazenda Itamarati Norte – no município de Campo Novo do Parecis (MT) – com destino à Santo Antônio do Leverger (MT), seguiu as instruções da defesa aérea. Mas, ao invés de pousar no aeródromo de Aragarças conforme orientação via rádio, arremeteu. O piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião interceptado não respondeu. A partir desse momento, a aeronave foi classificada como hostil e foi realizado o tiro de aviso. A aeronave então pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás. Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado para buscas no local. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia.
Segundo o Chefe do Centro Conjunto de Operações Aérea (CCOA) do COMAE, Brigadeiro Arnaldo Silva Lima Filho, foi necessário dar um tiro de aviso depois de duas solicitações de modificação de rota não obedecidas. A medida de persuasão não atinge a aeronave suspeita, embora apresente o poder de fogo do caça e obrigue a cumprir as normas exigidas. “É um dos últimos recursos quando a aeronave não atende as executivas da defesa aérea”, explica.
A FAB também empregou a aeronave radar E-99 para auxiliar na detecção e interceptação, com base em um trabalho conjunto de inteligência com a PF.
Ainda de acordo com o Brigadeiro Arnaldo, todo o procedimento faz parte da Operação Ostium que coíbe voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico. “Estamos cumprindo a lei e vamos continuar reforçando os controles na fronteira em prazo indeterminado”, justifica.
FONTE e FOTO: FAB
ssunto para mais de 20 dias em debates e discussoes. Lendo todos os comentarios aqui ja podeeriamos ter um visao mais clara e pontos importantes q tem q ser mesmo implementados. Mas pqe nao fazem……obviamente q nossos podees constituidos nao abrem mao de dar uma abocanhada no orcamento da Uniao:…o resultado como sempre eh este…PIFIO e vergonhoso pois nem o bandidinho piloto prenderam…..Brasil do faz de conta q deixa a boiada escapar e prende a formiguinha….e tome notinhas espetaculosas pra pegar trouxas (nos)q aqui ficamos indignados mas nada podemos fazer….arghhhh…muito cacique e pouco indio…resultado, nem as FAs seguram coisa alguma e como ja escreeram, a atribuicao primeira deveria ser a PF, mas onde andam esses agentes….garanto q a maioria nao vai pras fronteira coisa alguma, mas ficam ali nos gdes centros so na demonstracao de veiculos importado, aeroportos ( os principais), alguns portos , e nao poderia me esquecer de seus faustos palacios. Afinal…quem das forcas policias quer saber de ir pra algum lugar perdido cheio de bandidos fortemente armados, os malditos mosquitoe, cobras, etc….sem terras, indios (ora bolas…tadinhos), amplamente e facilmente manipulados por toda sorte de bandidagem…….ufaaaaa…..todos querem dar aquela mordidinha no orcamento a guisa dessas operacoes enxuga gelo, adquirirem carros q estao longe do poder aquisitivo da maioria …enfim como escrevi acima..baita assunto pra mais de metro e semanas de discussao rsrsrrsrs CASTA da RF,PF, agencias de fisalizacao, policia civis e militares, ufaaaaaa…..muita sigla e pouco resultado, os caras se matam sozinhos….a bandidagem agradece.
Renato, uma das regras para abater avião civil dentro de território nacional durante tempo de paz fala que ação pode ser executada sobre áreas não densamente povoadas e relacionadas com rotas presumivelmente utilizadas para o tráfico de substâncias entorpecentes e drogas afins (Decreto 5144 art. 6 ponto IV). Decreto acima mencionado é implementação de regras da Lei 9614 e não libera militar da obrigação de obtenção de perdição do Presidente da Republica. Contrario, ponto V do mesmo artigo reforça esta regra.
Na minha opinião exercito não deveria cumprir este papel dentro do território nacional isso é competência da Policia. Pela controle de fronteiras também esta responsável Policia Federal.
São pessoalmente contra uso do efetivo e equipamento militar para reforço de policiamento por Forcas Armadas. Temos dentro do pais tantos tipos de Policias que deveriam dar conta. Uso dos militares para este tipo de ação esta desgastando tanto de forca humana quanto equipamento e não traz grande experiência em função de defesa do território nacional. Além disso Forcas Armadas não esta sendo compensado por este esforço, em nenhum modo – aumento do orçamento, reequipamento ou compra de novo, devolução de valores gastos neste tipo de ações, ect., – talvez somente ganha uma gratidão popular.
Não sei como deveria isso ser resolvido, USA tem Guarda Costeira, por mais que esta formação faz parte das Forcas Armadas mas esta restritamente designada para este tipo do trabalho.
No Brasil exercito esta servindo para “tapar” qualquer barraco. Isso é errado. Exercito restritamente e responsável por Defesa Nacional, não pelo policiamento, papel da defesa civil, cruz vermelha, atendimento medico e hospitalar, ect.
Mais uma coisa A-29 não e um caça. E avião de treinamento e ataque leve.
O avião partiu da fazenda do Senhor Blairo Maggi, mais conhecido como sua Excelência Ministro da Agricultura do governo dos “notáveis”. Em sua conta no Twitter ele tentou justificar : ” …a fazenda Itamarati é extensa…”
Essa operação é interesse. Duração de um ano.
Só não sei se é eficiente e eficaz.
Quantos aviões com drogas entra no Brasil por dia?
Esse avião já estava bem dentro do território nacional.
Essas interceptações deveriam ser acompanhadas de outras aeronaves que pudessem pousar em qualquer pista.
Tipo os helicópteros russos ou aviões menores para não permitir a fuga dos meliantes.
Quantas interceptações houve até agora?
Na minha opinião deveria haver pelo menos uns 15 A29 sobrevoando a fronteira com radares simultaneamente.
Esses R99 só cobrem uma pequena faixa.
Tem que fechar tudo.
Basta 3 meses sem entrar droga para deixar essas facções loucas…
Não dá é para pegar só uns gatos pingados.
O dinheiro gasto seria poupado com a segurança pública.
Menos drogas entrando, menos crimes nas cidades.
E fazer parcerias com os governos do Paraguai, Bolívia, perú e Colômbia.
Tolerância zero.
Se o país não colaborar, o Brasil retalia.
A FAB não pode abater nenhuma aeronave comercial, somente com o presidente da república permitindo, por isso não ocorre abatimentos por parte da força aérea.
Na minha opinião se uma aeronave hostil não responder após os tiros de alerta ( e estiver em uma região não
habitada) o caça poderia abater essa aeronave
É difícil de entender, o porquê do no não abate! Se tem-se uma lei com esta, e não se utiliza. Então ira se repetir o que aconteceu! A aeronave fez a fuga do pouso e pousou em outra área para se evadir e continuar o crime. Bandidagem já sentiu que a FAB só late! mais não morde.
Deveria ter abatido, pois se toda vez que fizer uma interceptação, a FAB deixar estes aviões pousarem onde bem entenderem, isso vai virar rotina e os ocupantes vão fugir!