Em mais uma ação da Operação COVID-19, nesta quarta-feira (1º/4), a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de insumos para utilização no enfrentamento ao novo coronavírus. A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.
Uma aeronave C-130 Hércules do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – prestou apoio aéreo logístico no transporte de 9,6 toneladas de álcool em gel e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de Guarulhos (SP) para Recife (PE).
De acordo com o Comandante da aeronave, Capitão Aviador Ítalo Holanda de Oliveira: “O Esquadrão Gordo, por meio do COMAE, foi acionado por ter a mobilidade e capacidade adequadas para transportar essa quantidade de material”.
Entre os itens que serão distribuídos pelo Ministério da Saúde, estão EPIs como máscaras, luvas, aventais, óculos, toucas e sapatilhas.
Fotos: Soldado A. Soares/CECOMSAER
Semana passada e essa semana acompanhei pelo FlightRadar24 inúmeros voos dos nossos ZEUS (K-390). Saindo de Anápolis, indo para Brasília, GRU, Galeão, Natal, Belém e Manaus. Ontem um foi para Santa Maria (RS). Hoje o 2853 saiu de Anápolis para Belém, onde se encontra pousado no momento (11:50). E o 2804 saiu de Anápolis em direção ao sul, no momento está no través de Curitiba, provavelmente indo para POA. Só que não vejo nada na mídia nem em informes da FAB. Deveriam estar alardeando aos 4 cantos !!! Afinal, propaganda é a alma do negócio ! Fica a dica para os redatores daqui correrem atrás de mais informações. Seria uma ótima reportagem.
Os KC-390 – FAB2853 e FAV2854 tem voado constantemente também.