No dia 18 de setembro, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, realizou Evacuação Aeromédica (EVAM) de um militar pertencente à tropa embarcada durante a Operação Amazônia 2012.
Cumprindo-se a cadeia de evacuação prevista em diretiva, o militar foi apresentado ao NAsH, designado como Navio de Recebimento e Tratamento de Baixas (NRTB), recebeu atendimento da equipe médica, que avaliou ser necessária a sua remoção para a Policlínica Naval de Manaus, empregando uma aeronave Uh-12 Esquilo do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3).
A tarefa foi cumprida com presteza e rapidez demonstrando a eficiência de todos os meios empregados durante a operação.
Atendimento a população do rio Solimões
Desde o dia 16 de setembro, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, encontra-se prestando Assistência Hospitalar (ASSHOP) às comunidades ribeirinhas do rio Solimões durante a Operação Amazônia 2012.
Dentre os atendimentos prestados pelo Navio, destacam-se: atendimentos médicos, odontológicos, procedimentos de enfermagem, vacinações e exames laboratoriais; além de palestras sobre higiene bucal e pessoal, DST/AIDS, aleitamento materno, prevenção ao uso de drogas, segurança do tráfego aquaviário e conceito da Amazônia Azul estão sendo ministradas à população.
O NAsH Carlos Chagas faz parte do GT 400.3, sendo escoltado pelo Navio Patrulha (NPa) Guarujá, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.