Dois helicópteros UH-12 Esquilo, decolaram na manhã desta terça-feira (09) do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-3) rumo à área de atuação da Marinha do Brasil na Região Amazônica, no âmbito da Operação Ágata 6.
As duas aeronaves embarcarão nos Navios-Patrulha Fluviais (NPaFlu) Pedro Teixeira (P 20) e Raposo Tavares (P 21), compondo o Grupo-Tarefa “Purus”, juntamente com os NPaFlu Roraima (P 30) e Rondônia ( P 31), assim como 44 militares do Corpo de Fuzileiros Navais que farão parte do Grupo de Segurança dos navios nas ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval a serem desenvolvidas durante a Operação Ágata 6.
“As aeronaves fazem parte do sistema de armas e do sistema de detecção dos navios. Por terem possibilidade de se deslocarem em três dimensões, elas têm capacidade de detectar os alvos e podem fazer o abatimento de possíveis inimigos. Além disso, temos capacidade para fazer qualquer evacuação aeromédica e prestar apoio às assistências hospitalares e transporte de pessoal e de material”, afirmou o Capitão-de-Corveta Maurício da Costa Jóia Dias, Comandante do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.