A oficina da Helibras localizada no Campo de Marte, em São Paulo, recebeu uma certificação da Diretoria de Material da Aviação do Exército (DMAvEx), órgão de apoio setorial responsável pela gestão dos helicópteros da Aviação do Exército (AvEx), para realizar reparos e inspeções em células de aeronaves militares AS350 L1 (Esquilo) e AS550 A2 (Fennec), além de manutenção e reparo em equipamentos de aeronaves fornecidos para a AvEx.
As aeronaves HA-1 Esquilo EB-1008 (AS350 L1) e HA-1 Fennec EB 1025 (AS550 A2) já passaram por inspeções na oficina paulista, recebendo diversas intervenções, desde junho.
“Além de valorizar o know how da empresa, o certificado é um importante passo para a Helibras alcançar um dos seus objetivos, que é o aumento da capacidade e produtividade nos hangares e oficinas de manutenção como o de São Paulo, que está alinhado à qualidade dos serviços prestados pela Helibras”, afirma Flávio Pires, vice-presidente de Suporte ao Cliente e Serviços da empresa.
No próximo ano, a previsão é de que outros helicópteros Esquilo/Fennec da AvEx recebam inspeção e manutenção na oficina paulista.
Cerca de 80 aeronaves da frota da AvEx foram fabricadas pela Helibras/Eurocopter. A DMAvEx conta com o apoio da Helibras há mais de vinte anos, para manter a disponibilidade e operacionalidade das aeronaves da frota da Aviação do Exército.
A frota de helicópteros AS350 L1 e AS550 A2 Esquilo/Fennec do Exército Brasileiro alcançou, em agosto de 2011, 100 mil horas de voo. O cálculo inclui as missões realizadas por todas as 36 aeronaves desde 1989, quando a primeira unidade foi incorporada ao 1º Batalhão de Aviação do Exército (1° BAvEx).