Le Cannet des Maures (República Francesa) – No dia 20 de julho de 2020, na Escola de Aviação do Exército Francês (EALAT – École de l’áviation Légère de l’armée de Terre), o piloto do Exército Brasileiro, Coronel de infantaria Marcus Vinicius Soares Guimarães de Oliveira, Oficial de Ligação (O Lig) do Exército Brasileiro junto à Aviação do Exército da República Francesa, concluiu o Estágio de Adaptação à aeronave AS555A Fennec (bimotor).
O estágio iniciou no dia 8 de julho de 2020 e foi composto por três módulos: fase teórica, simulador de voo e parte prática. A primeira fase foi realizada em conjunto com 11 oficiais da ALAT (Aviation Légère de l’Armée de Terre), aonde foram abordados os sistemas da aeronave, os equipamentos de bordo e procedimentos em voo, culminando com duas avaliações escritas.
Na fase de simulação, foram realizados todos os procedimentos de cabine e de emergência, a fim de otimizar a fase prática. Por fim, foram realizados 9 voos (treinamento de emergências, voo noturno, voo em montanha), encerrando com o voo de avaliação final.
Pilotar aeronaves da ALAT, permitiu ao O Lig do Exército Brasileiro vivenciar a rotina e as diversas missões da Aviação do Exército Francês e acompanhar, de maneira mais próxima, as operações aéreas. Tais práticas permitem colher ensinamentos aplicáveis à Aviação do Exército Brasileiro e aprofundar os laços de integração e amizade entre Brasil e França.
FONTE e FOTOS: CAvEx