Comandante da Força Aeronaval, C Alte Carlos Alberto Matias, discursa em cerimônia de homenagem ao 1º Ten (FN) Aquino
No dia 10 de fevereiro, no Auditório do Comando da Força Aeronaval, foi realizada a Leitura da Citação por Mérito Excepcional do 1º Tenente (FN) Rafael de Aquino Hernandes. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, e contou com a presença dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas, além de Oficiais Aviadores Navais do Complexo Aeronaval.
A citação, concedida pelo Comandante da Marinha, reconhece a “extraordinária competência profissional-militar, sob condição adversa de voo, por ocasião do acidente aeronáutico ocorrido com aeronave T-27 da Força Aérea Brasileira (FAB)”.
Em 10 de novembro de 2013, o Tenente Aquino – aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais – participava de uma passagem baixa no evento “Portões Abertos”, realizado na Base Aérea de Salvador, na aeronave pilotada pelo Capitão-de-Corveta (FN) Marcos Alessandro Ferreira Sell. Na ocasião, o Tucano veio a colidir com uma ave, deixando inconsciente o Piloto em Comando. Diante da situação inesperada, o oficial, mesmo não exercendo função a bordo, assumiu o controle da aeronave e a conduziu até o pouso seguro, preservando a integridade física da tripulação, do equipamento e das pessoas e instalações que se encontravam em solo.
De acordo com a citação concedida, a “grandeza do ato praticado, enalteceu a elevada vocação operativa dos ‘Homens do Mar, no Ar’ junto à Marinha do Brasil, à FAB e ao próprio Brasil”.
FONTE: Nomar