Poucos pilotos já tiveram a oportunidade de liderar uma esquadrilha com mais de 50 aeronaves em ataque, no entanto, isso foi feito duas vezes durante a Red Flag deste ano, por pilotos da Força Aérea da Suécia.
De acordo com um dos pilotos, o planejamento para tal missão começa cerca de 36 horas antes da aeronave decolar, emitindo uma ATO (Air Tasking Order).
A ATO descreve a missão atribuída para cada unidade, o número de aeronaves que vão voar juntas e as suas estratégias. Há também uma seção que descreve a que se aplica à missão, o risco aceitável e o gerenciamento dos principais objetivos. Neste caso, trata-se de romper as defesas aéreas inimigas para eliminar a sua capacidade de conduzir operações terroristas e de guerra química.
Depois de todos os preparativos, briefing e a inspeção final da aeronave, um grupo de oficiais e quatro caças Gripen, armados com GBU-49, estão prontos para a missão.
“A guerra começa quando a escolta inicia a varreredura da área e observo com satisfação como é muito bom ter aeronaves stealth do nosso lado. A escolta, seguida por aeronaves SEAD, começam a destruir as posições de defesa aérea do inimigo. No final, é a nossa vez e vamos para o combate a alvos aéreos”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval