O programa Shipboard Air Traffic Radar (SATR) AN/SPN-50(V)1 da Marinha dos EUA (US Navy), que está atualmente em Low Rate Initial Production (LRIP), concedeu uma modificação para dois sistemas adicionais de radar da Saab e suporte de instalação associado e peças de reposição. O valor de modificação para o lote LRIP é de aproximadamente US$ 30 milhões e foi registrado no terceiro trimestre de 2022, com a primeira entrega do sistema de radar programada para 2024. A fabricação, entrega, teste e integração do radar ocorrerão nas instalações da Saab em Syracuse, Nova York. Estes são os 6º e 7º sistemas entregues no contrato.
O sistema de radar AN/SPN-50(V)1, que é uma das versões da Marinha dos EUA do radar Sea Giraffe Agile Multi Beam (Sea Giraffe AMB) da Saab, funcionará como o principal radar de controle e vigilância de tráfego aéreo para aviação tripulada e não tripulada a bordo dos porta-aviões nucleares e LHA/LHD da US Navy.
“Estamos entusiasmados em fornecer esses radares para permitir operações de voo nos porta-aviões e LHA/LHD da Marinha dos EUA”, disse Erik Smith, presidente e CEO da Saab Inc. “A confiança contínua da Marinha na Saab Inc em fornecer essa capacidade crítica é um reflexo do trabalho árduo, das capacidades e do compromisso da nossa equipe”.
A entrega do controle de tráfego aéreo e capacidade de pouso da Marinha é supervisionada pelo Naval Air Traffic Management Systems Program Office (PMA 213). Em cooperação com a Saab, o PMA 213 é responsável pela aquisição, implantação e manutenção do sistema de radar enquanto estiver em serviço na frota da Marinha dos EUA. A Saab construiu um centro de excelência de radar no centro de Nova York, suportando radares em sete classes de navios da Marinha e da Guarda Costeira (USCG), e também produz uma parte substancial do sistema de radar orientado a tarefas terrestres/aéreas para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC).
FONTE: Saab