A Russian Helicopters exibiu a última versão do helicóptero de ataque KA-52 na exposição de defesa Aymy 2019 em Kubinka, na região de Moscou.
Esta versão é baseada no KA50, um derivado do helicóptero Kamov KA50 que usava um cockpit em tandem, o KA-52. O KA-52K está em serviço com o Exército Russo e em uma versão navalizada, o KA-52K é operado pela Marinha Egípcia.
Os armamentos do KA-52 incluem o canhão automático 2A42 de 30mm montado no queixo, com 460 rodadas, as asas são configuradas com quatro pontos de fixação cada. Três estão sob a asa, montando até 12 mísseis como VIKHR ou ATAKA, e quatro Igla S são usados como mísseis antiaéreos lançados a ar, foguetes (até 80 x 80 mm) e até quatro tanques de 500 litros (130 Gal ) tanques de combustível externos.
Esta versão tem rotores dobráveis e asas para caber no espaço de armazenamento confinado a bordo dos navios. A empresa russa Helicopters está atualmente desenvolvendo o rotorcraft de combate de última geração a ser lançado em 2024. Espera-se que esta nova plataforma seja significativamente mais rápida, se comparada com os atuais rotorcraft.
O helicóptero carrega a suíte de contramedidas President-S, incluindo detectores de laser e sensores de lançamento de mísseis UV, jammers infravermelhos montados em duas torres rotativas e cápsulas UV-26 espalhadas em pods montadas em cada uma das pontas das asas. Os armamentos incluem o canhão automático 2A42 de 30mm montado no queixo, com 460 voltas, e as asas do topo são configuradas com quatro pontos duros cada.
Três estão sob a asa, montando até 12 mísseis como VIKHR ou ATAKA, Igla S usado como um míssil antiaéreo lançado pelo ar, vagens de foguete (80mm) e tanques de combustível de 500 litros (130Gal).
FONTE e FOTOS: Defense-Update
Não é essa versão egípcia que relatou problemas nos motores?
Uma máquina fantástica, pra poucos.