O caça sueco Gripen NG, escolhido pelo governo brasileiro para integrar a Força Aérea Brasileira (FAB), poderá ser adaptado para operar em porta-aviões e alavancar o projeto Sea Gripen desenvolvido pela Saab, fabricante do avião.
De acordo com a Saab, o Sea Gripen é um projeto 100% sueco e anterior às versões E e NG do caça. Este Gripen estaria adaptado para operar desde porta-aviões STOBAR de decolagem curta. Para tanto, o modelo vendido ao Brasil teria de passar por algumas modificações para operar com catapultas.
A versão naval do caça vem sendo trabalhada pela Saab para atender não apenas a Marinha brasileira como a indiana também.
Este programa foi revelado em 2010 e supunha a navalização do avião sueco incluindo melhoras significativas e específicas em componentes como o trem de aterrisagem, freios maiores ou gancho de aterrisagem. A empresa defende que o avião original já inclua mecanismos que o aproximem de um avião naval como aterrisagem e manobrabilidade de precisão, estrutura robusta e o recobrimento anticorrosivo.
Ao que tudo indica a Saab já teria finalizado os estudos de viabilidade e estaria apenas aguardando um cliente lançador do avião.
Já a Marinha brasileira tem previsto adquirir dois porta-aviões por meio do Programa de Obtenção de Navios-Aérodromos (PRONAE) e que contemplariam um estaleiro internacional a ser construído no Brasil.
De acordo com a Marinha, seriam do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take Off, Barrier Arrested Recovery), ou seja, decolam mediante uma catapulta e aterrissam assistidos por uma barreira, constituindo-se num elemento fundamental para a proteção da costa brasileira e seus recursos energéticos.
Atualmente, o Brasil conta com apenas um porta-aviões, o São Paulo comprado da França em 2000 com cerca de 50 anos de uso. A desativação do São Paulo não estaria na agenda e a Marinha teria ainda um projeto que prevê 24 aviões para operar a partir dele.
Base de Anápolis
Na quarta-feira, 12, a Base Aérea de Anápolis (GO) recebeu a visita de uma delegação do ministério da Defesa da Suécia e de executivos da Saab, fabricante do Gripen, o caça eleito no âmbito do Programa FX-2.
A comitiva sueca foi liderada pelo major-general Jan Andersson, ex-Comandante da Força Aérea Sueca. Ele quis conhecer em detalhes a infraestrutura do Esquadrão que está baseado em Anápolis.
Os primeiros Gripen para a FAB serão destinados à Base em Goiás, inclusive alguns dos modelos usados que serão utilizados pelo Brasil até a chegada dos novos aviões.
Neste mesmo dia, a comitiva começou a detalhar o contrato de encomenda das 36 aeronaves para o Brasil em reuniões realizadas em Brasília.
FONTE : Agência Inforel de notícias
Existe uma entrevista da Globo News com um almirante responsavel pela compra de equipamentos da Marinha (ou algo assim) onde o mesmo afirma abertamente que a MB irá comprar o Gripen NG
Esqueçam Rafale, ou qq outra coisa. Vamos de Gripen na FAB e na MB
SeaGripen a escolha óbvia natural e estratégica em um curto período de tempo vamos ”fabricar” caças convencionais(FAB) e embarcados (MB) ..alem e claro da logÍstica semelhante pra ambas as forças ..
..Rafale M…. dificil acreditar nessa possibilidade ..custo por custo e formalizando uma mera compra de prateleira .. prefiro o F-35C……. Rafale so com TT .ou ao menos o código fonte aberto .. mas com a escolha do Gripen no FX2 … acho q sepultou qualquer chance de Rafale por aki … correndo por fora tem o SH… mais ai so acredito se vier algum PA americano (sonho por sonho ….”comprem esse caça q lhe ”vendemos” esse PA ”…)
Li em outro site ligado a temas de defesa que a marinha andou testando o Rafale M e esse é o favorito para ser o novo caça embarcado dos futuros PAs brasileiros. Mas seria bom logo resolver quem vai construir as novas escoltas, né?.
A MB quer um novo antes da desativação do A12 conseguir é outros 500 o que vai acontecer o A12 vai ser desativado sem ter um substituto. A SAAB vai morrer doida esperando a construção desse porta aviões todo mundo sabe como as coisas andam no brasil a única chance disso sair vai ser a descoberta de mais petróleo e mesmo os postos já descobertos no pré sal aumentarem sua produção e se houver uma ameaça clara de outro pais. Eu falo para vocês chega 2025 , 2030 2040 e assim vai sucessivamente e não teremos um novo porta aviões.
Quando da chegada dos novos NAEs (sabe-se Deus lá quando…) o melhor destino para Porta-Aviões São Paulo é virar museu…Não creio que seja viável adaptá-lo para qualquer outro meio operacional.
concordo com o marcelo.
“A versão naval do caça vem sendo trabalhada pela Saab para atender não apenas a Marinha brasileira como a indiana também.”
Não entendi essa parte, porque a indiana? Estou por fora, alguém poderia dar uma luz?
Não creio que “adaptar” seja bem o termo…
Qualquer aeronave a ser preparada para o meio naval passa por modificações profundas, a nível estrutural, para poderem operar embarcadas… Na prática, é virtualmente uma nova aeronave…
Ai sim, mais ficaremos com 3 porta aviões ou apenas 2???? Seria interessante apos a chegada dos dois NAEs novos, transformar o NAE São Paulo num porta Helicóptero ??? E todos os novos NAE terão o Gripen ou alguns AF-1 (a-4) serão relocados tbm ???
Não está prevista a desativação do A12 antes de 2025, quando ele deve dar baixa. De acordo com o PAEMB deve se comprar 24 caças navais para operar em seu NAE “novo” a partir de 2022, quando viria também o NAe, e até 2030, tais meios já estariam disponíveis. Leia o PAEMB, tem na net aew, é uma boa fonte de pesquisa.
cara eu acho que o brasil não vai comprar nenhum porta avioes
Interessante , muito interessante mesmo.