Aprovado pela Câmara dos representantes da Suíça, em 13 de setembro de 2018, o chamado “Plano do Exército de 2018” ainda precisa ser aprovado pelo Senado suíço. O dinheiro proveniente da venda seria gasto na modernização de certos sistemas da força aérea, complementar equipamentos dos soldados e o desenvolvimento de infra-Estrutura de treinamento.
A Schweizer Luftwaffe (Swiss Air Force – Força Aérea Suíça) vai se desfazer de 27 dos 53 caças F-5 Tiger. Quatro foram doados para coleções históricas; os outros foram retirados de voo enquanto procuram potenciais compradores.
Os 26 F-5 E/F restantes, continuarão a ser empregados em missões secundárias, visando poupar os F/A-18 Hornet dessas tarefas, permanecendo este último capaz de continuar a proteger o espaço aéreo suíço até a aquisição de novos caças.
FOTO: Força Aérea Suíça
Dependendo do estado das células, um bom negócio para Uruguai (que não levou devido ao cancelamento do Gripen) e para a Argentina, que não se afastaria dos EUA.
Imagine um país que recebeu 1 helicóptero 100% revisado e que não conseguiu manter 1 helicóptero voando pq não fez as manutenções e veio pedir ajuda do Brasil para isso. Esse país teria dinheiro para comprar/manter esses F5?
Em minha opinião a FAB deveria adquiri aeronaves de primeira linha, como por exemplo, os RAFALE ou Super Hornet para equipar o 1 º GAvCa e utilizar o F 39 na segunda linha, já que e um avião perfeitamente adequado a esta missão em um pais das dimensões do Brasil. Os Rafales ou Super Hornet seriam obtidos por compra direta sem mimimi de licitação.
Apesar de achar que a FAB pode sim futuramente comprar um 2º lote de gripens e que pelos proximos 10 anos os F5BR e os A1M vao continuar voando aqui no nosso espaço aereo … creio que futuramente a FAB vai seguir esse exemplo e acabar adotando um 2º caça mais barato tipo um Lift para apoiar os gripens e fazer funçoes que o gripen nao é tao necesssario
A preço de desapego é uma boa para o Brasil como caças de treino num futuro próximo, ainda dão um bom caldo se modernizados para F5-EM, uma oportunidade dos pilotos terem vivência em um caça super sônico antes de pular do Super Tucano direto pro Gripen-NG, o que me diz Padilha?
Para essa função ficamos com os que já temos. No passado a FAB tentou comprar os F-5F suíços mas eles não quiseram vender. Então agora que temos um programa em andamento, eles que fiquem com eles.
Não sabia disso, usaram até tirar todo o suco então que fiquem com o bagaço kkkk, valeu Padilha, acompanho o DAN a uns 2 ou 3 anos e nunca me dirigi a vocês, obrigado por me responder e ajudar a enriquecer nosso conhecimento.
Dependendo do preço seria uma boa idéia, pois uma vez modernizados esses aparelhos poderiam apoiar os novos Saab Grippen na defesa do território brasileiro.
Padilha o EB está vai mesmo comprar helis de ataque?
Não agora.
E aqueles ah-11w para CFN e EB era notícia fria? Não vai acontecer nem pra um nem pro outro?
Nem para um e nem para o outro!
Seria ótimo para a Argentina. E ainda poderiam pagar pela modernização na Embraer
Finalmente a noticia que a FAB tanto aguardava para renovar sua frota! Aqueles caças de papel não chegam nunca!
Olá a todos!
gostaria de saber do pessoal do DAN sobra uma comitiva brasileira vai até a Turquia para analisar o T-129 atak?
Desconhecemos isso.
pois vi a noticia em um canal na qual o emissor da noticia também estava no PHM Atlântico na sua chegada.
Não Não Não FAB, nem pensar ! Deixa pro Uruguai ou pra Argentina e vamos nos aparelhar com Gripen, KC-390…
Esses F-5 da Suiça devem estar no osso, quanto aos que ficarem, até podem estar em melhores condições, porque afinal lá é a sede da RUAG e boa manutenção esses que vão ficar até tem.
Ao meu ver não, até porque a FAB está bem suprida com esses caças, agora é focar no Gripen NG e poupar recursos para o pagamento e quem sabe num futuro não tão distante fechar um segundo lote.
Valeria a pena comprá-los para ter uma segunda linha de defesa, além dos Gripens?
Acho que não, pois estão muito voados.
Mas nem para sobressalentes Padilha? Os novos “vetores” substituirão os atuais no mínimo a médio prazo, ainda mais considerando que essa concorrência atravessou vários mandatos.
Sinceramente, se vc analisar bem, acho que não.
1- Por qual valor os suíços venderão?
2- Os F5 suíços não são iguais aos nossos, ou seja, teremos dinheiro para atualiza-los?
3- Todo dinheiro da FAB neste momento tem que ser direcionado para o Gripen e para o KC-390.
Esses 3 itens já me fizeram esquecer os suíços.
Só re-lembrando, os suíços só quase mataram no Gripen naquele tempo com seu referendo negando sua compra porque o Brasil compareceu em seguida como comprador do Gripen…
Até então a compra interna sueca estava politicamente ligada a parceria suíça e os Gripen E suecos seriam “Gripen C” reformados apesar de o aproveitamento REAL ser quase “paradeputadosuecover”.
TALVEZ mesmo sem a venda ao Brasil a “ameaça russa” fosse suficiente para manter o programa do caça sueco…
Só não sei se ainda se mantém a diretiva inicial do programa sueco ser uma “modernização FAKE”.
Vi alguns artigos que militares suecos diziam ser muito perigoso para o país desmobilizar aeronaves operacionais para “fabricar” aeronaves novas com tão baixo aproveitamento de componentes meramente estruturais. Não sei em que pé está esta NOVELA SUECA com sabor político bem brasileiro…
As aeronaves são 0km.
Qual a vida útil das células?