Por Marta Sfredo
Desde dezembro com novo comando, a AEL toca, em Porto Alegre, o projeto do wide area display (WAD), a tela única que vai guiar os pilotos do caça Gripen, comprado pela Aeronáutica brasileira da Saab sueca.
Sérgio Horta, ex-diretor de novos negócios da Embraer que assumiu a presidência da AEL (75% Elbit, 25% Embraer), afirma que o projeto está “a mil pelo Brasil”.
Fundada em 1983, a AEL é uma das poucas brasileiras no mercado de aviônica (sistemas eletrônicos para aeronaves). Como se trata de material de defesa, há muita reserva para mostrar o trabalho já feito. Para ver o modelo do novo equipamento, só em simuladores mostrados em público.
A empresa, que produz outros itens de aviônica, já contratou todo o pessoal para desenvolver o projeto. Só para entregar o primeiro protótipo do WAD e de outro equipamento para os Gripen, o Head Up Display (HUD) no próximo ano, há 30 engenheiros na unidade da Avenida Sertório. No total, são “280 almas a bordo”, na descrição de Horta. A tela única e sensível ao toque é uma das inovações do Gripen. A maioria dos caças é equipada com três telas com diferentes informações.
– As três telas eram da geração Nintendo, a WAD é a tela da geração iPhone – compara Horta.
FONTE: Zero Hora – Coluna: Mais Economia
Nossa cara, pega leve, que má vontade…
Ninguém entendeu nada!
Sabemos que nosso país continental, os tempos de deslocamentos são enormes, por exemplo a distância entre Goiânia (+/- Anápolis) a Manaus, em torno de 1900km em linha reta, se o Gripen viajar a velocidade de cruzeiro em torno de 1000km/h, teremos um deslocamento de 1h e 55m., tempo suficiente p/ desenvolver os procedimentos de decolagem, aterrissagem e assistir a um filminho de +/- 1h20m. (padrão Hollywoodiano).
E não há nada melhor que assistir em uma telona.
O pessoal da Academia (Aérea – não de cinema) também desenvolveu a técnica do vôo em espelho, para dividir o programa, caso o data link BR, tenha problemas no atraso de sua integração com os demais vetores. Essa técnica já devidamente testada e aprovada pelos instrutores da academia, que se divertem nos intervalos lá na EDA.
Nos breifing serão discutidos os temas dos filmes a serem “encartuchados”, tomando cuidados para em caso de ser longa-longa, a velocidade de cruzeiro terá de ser menor.
Nos debreifing serão discutidas as estrelas que as películas levarão, para a relação dos próprios e impróprios.
Notem que a telona, está sendo adotada somente pelos países com dimensões continentais.
A Suécia não necessita.
Fala Sério!
Eu acho que a FAB fez a coisa certa, e por quê? Senhores, o GRIPEN será o vetor da força por muitos anos e quando digo muitos; pode até pensar em um século inteiro; pois esqueçam essa história de 5ª GERAÇÃO; então quanto mais inovações tiver o caça para o futuro, melhor ele pode ser aperfeiçoado para mante-lo o máximo possível atualizado e não a aquisição de um novo vetor pois não dá para pensar em novo caça no futuro do jeito que a coisa tá andando.
Lembrando que ele substituirá também os: SUPER TUCANOS e A-1.
Os ST eu acho que não!
Não é única. São três ocupando espaço físico de uma. Nessa nova tecnologia de touchscreen ganha os engenheiros e os militares que dominarem esta tecnologia para fabricação.
Perde o Brasil porque o ITA deveria participar ativamente do desenvolvimento desta tecnologia dual, e não apenas a empresa AEL, com capital majoritariamente da ELBIT.
Um problema ainda não explicado parece que ainda está sendo investigado pelo MPF.
A tela da discórdio é mais um erro absurdo neste projeto. Podemos listar o peso extra desta versão do Gripen NG que o novo motor F414 não compensará. A tela atende a objetivos nebulosos. As três telas do Gripen atual mais um enorme HUD foram estudadas duarnte anos e colocadas no Gripen atual para que o piloto tenha todas as informações possíveis mesmo em altos G’s. A tela da Elbit, AEL, está sendo pensada como mais um produto de prateleira que esta empresa possa ofertar a futuros MLUs pelo mundo, F-16, Mirages, Gripen, F18, etc. O que a AEL deseja é utilizar este projeto para criar um produto em seu portfolio, para vender no futuro. Por isso vcs viram uma tela menor a mostarda na foto acima na Laade desde ano no mockup do Gripen NG. Uma tela ridícula de pequena com um HUD medíocre se comparado a versão atual do Gripen C/ D. Por sinal o HUD é outra questão, pois no F-35 ele foi totalmente abandonando, não existirá mais, sendo substituído por um HMD. Meu ponto de vista, esta tela pode inviabilizar este projeto, pois se der “pau” a aeronave ficará no hangar. E dai vamos ver quem será a rainha do hangar. O HUD do Gripen NG é medíocre se comparado ao do C/D. Os pilotos da FAb pagarão caro por esta escolha e claro toda sociedade brasileira. Escolha que favorece interesses pouco claros. O ministério público está investigando. Em breve teremos novidade.
Cara, ninguem falou nada da tela única do F-35. Ah já sei, é pelo fato de ser americano, aí os babões torcem o nariz pra nossa tela, dizem que é frescura, ou uma quinquilharia só pra dar emprego pra filho de militar. Meu ponto de vista é, que se a Força Aérea escolheu assim é por ter visto que ela é vantajosa em algum quisito, se vamosreceber tecnologia e cooperar com outras nossas, que façamos algo atual e que perdurará muitos anos.
Só acho…
Comparar Brasil com EUA é um absurdo tão grande qto comparar Gripen co F-35.
A questão não é fazer ou não uma tela diferente de todo mundo. A questão é que se não se tem dinheiro para modernizar A-1, para modernizar os F-5 restantes, se falta verba para nossos aviões tanque, para manter a modernização dos bandeirante, vai se gastar com uma tela? É uma questão de prioridade ainda mais com os cortes de verbas recentes.
Que experiencia tão grande tem a FAB a ponto de querer uma tela tão diferente se nem os suecos, fabricantes da aeronave, que enfrentam a ameaça russa à decadas precisam dela?
Oque a FAB combate mesmo? Oque a FAB intercepta mesmo? Olha que no máximo um Cessna carregando drogas e nem isto o fazem. Devem ter muito mais experiencia, conhecimento e treinamento do que os Suecos. Devem entender muito mais de Gripen do que a SAAB.
É coisa de Brasil.
Deixa de manter oq se tem, para gastar com coisas menos importantes e urgentes. É a FAB com esta tela e a Marinha com o A-12.
Quem é que tá comparando Brasil a EUA? Falar o que você falou da FAB e da MB é no mínimo derrespeitos com nós brasileiros patriótas e com todos os leitores do DAN. Você pode ser fã e idolatrá qualquer nação do mundo, mas menosprezar e inferiorizar nossas forças militares desta forma não é algo aceitavel no meu ponto de vista! Tem mais, não é preciso está em guerra ou ter disputas com países vizinhos pra se saber como funciona a maquina de guerra e outra coisa, nossa realidade impõe exatamente muito da nossa atual situação de equipamento bélico!
Ser patriota e cego são coisas bem diferentes. De maneira alguma faltei com respeito.
Quem intercepta avião com droga aqui é ST , e ele tem 3 telas!!!
Tem certeza que ninguem comentou sobre a tela do F-35 ? Voce leu os comentarios acima?
…………pra uma força aerea defasada como a nossa, esse WAD é um salto qualitativo!!
Essa tela é uma bobagem enorme.
A intenção deveria ser caminhar na padronização entre a versão sueca e brasileira do Gripen, para baratear custos e aumentar a escala.
Prezado José, não sei se vou lhe satisfazer e também não e essa a minha intenção, mas creio eu que justamente por sermos Brasileiros, por termos o direito de escolher livremente o que é de fato estratégico para as nossas forças, por ser necessário inovar, por atender aos critérios técnicos e táticos da FAB, pela funcionalidade que pode proporcionar no cumprimento da missão, por ser uma tendência irreversível, etc,etc
Talvez, o motivo que você apresentou seja um deles, mas não creio que tenha sido o divisor das águas, o mais relevante, o que achas?
Respeito sua opnião , foi educado , gentil , devia ter mais gente como voce por ai na internet.
Mas vejamos , os caras escolheram gripen no lugar de rafale , com uma hipotese de isso significar simplesmente lucros para o filho de A ou B , eu não vejo isso como uma vantagem , principalmente apos ver essa imagem , em que , tem se uma tela , pra dividir em 3 e acabar igual a do Rafale.
Quanto a quantidade de telas, bom é a tendência futura uma hora ou outra acabaríamos instalando as mesmas, no momento só o F-35 e o Gripen tem elas como opção mas acredito que num prazo não muito longo outros caças vão incorporar tal tecnologia e incluindo ai o mercado de modernizações.
O sistema WAD pode em teoria ser instalado na maioria das aeronaves atuais com adaptações respeitando cada aeronave, e quanto aos filhos deste ou daquele não tenho base para falar sobre.
Se essa tela pegar uma pane vai perder a aeronave? O Sueco vai querer assim tb? Se o Sueco que por necessidade fábrica e opera caças top a mais de 50 anos disser que não quer seremos nos que vamos inventar moda? Porque não 3 telas tipo Ipad?
Pelo valor pago pelo novo display, aumentando o valor do contrato em praticamente 25%, compraria-se mais um esquadrão inteiro de Gripen NG.
Será que vale a pena abrir mão de um esquadrão por causa de displays que nem os suecos quiseram?
Esta escolha é, no mínimo, estranha.
esse aumento de valor não é apenas pelo display
900 milhoes só pra desenvolver , não chega a 25% como dito acima mas é uma baita grana , compra pelo menos 12 gripens de prateleira com um pouco de armamento.
Muito tem se falado sobre as telas WAD para o Gripen brasileiro, só vejo isso como mais um passo no desenvolvimento e ampliação das capacidades das aeronaves de combate e que logo vai ser meio que item “obrigatório” em outros modelos. O F-35 saiu na frente lançando tal tecnologia a Boeing tentou com seu F-18 a versão International Road Map mas não conseguiu até o momento compradores.
Sendo assim o Gripen NG será o segundo modelo de aeronave de caça compatível com tal sistema integrado de informações em uma única tela.
Que venha.
Eu acho que esse negocio de tela unica é frescura , se os pilotos suecos mesmos preferem as 3 telas por acharem mais “confiaveis” , por que nós do Brasil que temos muito menos experiencia no ramo teriamos a capacidade para deduzir que 1 tela é melhor ? Sendo que , fora o gripen , apenas o F-35 conta com tal recurso e mesmo assim , a nossa tela será bem diferente da deles.
Ouvi rumores de que , quando o alto comando da força não aceitou o então presidente Lula escolher o Rafale como sendo o vencedor da concorrencia F-X2 , os filhos dos comandantes da FAB que são presidentes ( ou gerentes , em fim , algum cargo importante ) na AEL , empresa que fornecerá esses displays , com custo do desenvolvimento de 900 mi , há uma possibilidade destes comandantes terem escolhido o gripen só pra colocar essa amada telinha , encarecer o produto , emfim, dinheiro no bolso dos filhos deles.
É uma hipotese , tirei com base em rumores que vi em comentarios por ai na internet , nada concreto , mas possivel.
É uma hipótese, que não deve ser descartada, pois há muita gente, inclusive dentro das forças armadas, sempre prontas para pilhar o povo brasileiro, e eu até agora não vi nenhuma explicação lógica para essa tela !
Por isso comungo da ideia que isso seja uma manobra para arrancar dinheiro dos cofres públicos !
A maior besteira que já li nos últimos tempos, e tem gente que embarca…
Talvez estejam levando a coisa muito pelo lado da aparência e pouco da funcionalidade. O WAD do F-35 que eu saiba tem mais haver com as necessidades de seus sistemas do que facilitar a visualização dos dados pelo piloto, função que DAS já facilita bastante. A Darpa através de seu programa SoSITE (Systems of Systems Integration Technology and Experimentation) esta desenvolvendo uma nova estratégia de combate aéreo que preza pela integração total dos sistemas, com um controle maior dos sistemas autônomos pelo piloto com a criação de uma rede de dados que permita um piloto controlar e trabalhar em parceria com os sistemas, que poderiam ser do ar, mar ou terra, desde drones de observação e combate até iscas, reabastecedores, jammers e cargueiros (de drones ou armas). Resumindo, os americanos estão desenvolvendo o F-35 de acordo com essa estratégia, que coloca o piloto como um administrador de várias plataformas com interfaces diversas e particularidades próprias, e aí o WAD com touchscreen tornaria mais fácil e flexível essa tarefa. Entretanto, além da tela é preciso também uma capacidade de processamento maior, um software mais complexo, uma capacidade de comunicação mais complexa e etc. O Gripen só terá a tela.
Muito bom Moita, mas o Gripen não vai ter só a tela, ele não terá tanta integração com meios externos nem uma fusão de sensores tão crucial quanto a do F-35 mas ele também possui essa funcionalidade… portanto o WAD no Gripen não é tão imprescindível quanto no F-35 mas nem por isso se torna supérfluo pois melhorará muito a SA para os operadores (pilotos),o que é muito importante para o combate BVR
Verdade , eu também gosto dessa tela unica sensivel ao toque , mas numa foto na LAAD do cok pit do caça , eu vi que eles dividiram a tela unica em 3 , pra que isso? fosse pagar por tela unica pra dividir em 3 e ficar tudo igual , que deixasse so as 3 telas separadas mesmo.
https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSZ0fmuHzfgaqLqf7DFijMl3YNkDSRGw098fTIPdF3vmFgvjguoBA
Estupendo , meu jovem , disse tudo , é ai que a coisa embala , a nossa WAD não vai fazer isso tudo , a doutrina de guerra americana tem sim motivos pra empregar tela unica , a nossa não, isso só reforça a tal hipotese de que essa tela so serve pra encher o bolso da AEL e cavar ainda mais os cofres publicos.
jose, temos que levar em consideração que esses caças estão previstos para operar pelos próximos 35 ou 40 anos…A tendência de um WAD no caça é um fator irreversível, todos os modelos que daqui por diante virem a ser fabricados ou mesmo retrofitados certamente serão incorporados essa tecnologia para melhorar a mostra das informações de sensores e plataformas externas e melhorar a consciência situacional dos pilotos, facilitando o trabalho… portanto é uma jogada estratégica para que os caças possam se manter atualizados com as novas tecnologias e capacidades que virem a ser instaladas na FAB…
Agora o fato do ITA não participar do desenvolvimento é sujeira mesmo, mas que o equipamento é justificável é sim com certeza…