Por Guilherme Wiltgen
Foi publicado no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) de hoje (03.08.20), a autorização dada à solicitação feita pela Embaixada da Suécia no Brasil, para sobrevoo e pouso para a primeira aeronave F-39 Gripen (FAB4100 número de série 39.6001), de propriedade da Saab, para a missão de traslado entre Navegantes (SBNF) e Gavião Peixoto (SBGP), por ocasião da sua chegada ao Brasil.
O prazo concedido é de 25 de setembro de 2020 até 31 de dezembro de 2025, que vai compreender os voos relacionados a campanha de testes, iniciadas na Suécia relativas ao Programa Gripen Brasileiro, na área de ensaios destinadas à Embraer, provavelmente até sua efetiva entrega para a Força Aérea Brasileira.
Na mesma publicação, também é concedida a autorização de um voo específico para Brasília, por ocasião do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, no dia 23 de outubro de 2020.
LEIA MAIS SOBRE O FAB4100:
Boa tarde. Pensei que fossem 12 aeronaves. Uma para este ano? Não sou a favor de colocar “todos os ovos numa mesma cesta”. deveríamos ter uma segunda linha de defesa através da parceria com L.M. Ter 24 F 16 seria deveras vantajoso. Porém???????
A aeronave que chega não é operacional ainda. Ela faz parte do programa de testes e só no ano que vem começaremos a receber as aeronaves operacionais.
Péssimo momento para entregar o caça, tem muito maluco falando em g o lpe…
Ótima notícia a chegada do nosso primeiro gripen! Agora uma pergunta meramente estética. A FAB já escolheu o padrão de cores dos nossos gripen ou ainda é cedo pra isso?
Alguém sabe dizer se o A-Darter morreu de vez para a Fab ou a compra do Iris-T foi apenas emergencial ?
Boa pergunta.
Em que pé esta o A-Darter? Ultima vez que li ele atendeu as especificações do projeto…
Tanto Iris-T quanto A-Darter parecem ser ótimos, mas o Iris-T ja operacional a um bom tempo
Eu avisei aqui mesmo, em matéria anterior, contrariando o próprio DAN… o 1o estaria aqui ainda em 2020.
Augusto,
Não entendi o “contrariando o próprio DAN”, se em 10.09.19 eu publiquei da Suécia a matéria da entrega do FAB4100 já informando que ele chegaria esse ano:
“Inicialmente, os ensaios em voo serão feitos na Suécia e, até o final de 2020, a aeronave irá para o Brasil para dar continuidade à campanha de testes no país”.
Abs,
Sonho sendo realizado! !
Só não ganhei a miniatura:(
Porquê os aviões ainda aparecem nas fotos sem o irst? Não terão?
Porque essa aeronave ainda não é da FAB. O IRST está se do testado em outros modelos. Quando a FAB começar a receber os Gripens, eles estarão equipados.
Padilha, porém essas aeronaves que irão chegar inicialmente mesmo não sendo a “versão operacional de combate” elas mesmo assim irão ser repassadas a FAB, não é? Então, os demais equipamentos na versão para final de combate, como o IRST e outros módulos de combate serão instalados posteriormente? Ou eles ficarão assim, dessa maneira como um “avião escola”?
Vc nao entendeu. ESSA aeronave irá concluir a parte dela nos ensaios de voo. As outras quando chegarem, já serão operacionais.
Hélio,
Todos vão ter o IRST!
Abs,