Um das grande atrações das festividades dos 60 anos da Esquadrilha da Fumaça, foi sem qualquer sombra de dúvida, o CF-18 Demonstration Team, da Royal Canadian Air Force (RCAF), que trouxe ao Brasil duas aeronaves CF-188 Hornet, sendo que uma delas, o 781, ostentando a nova pintura para a temporada de 2012, cujo tema é “The True North Strong and Free” (O Norte verdadeiro forte e livre), que remete ao território ártico do Canadá, onde a presença da RCAF tem papel importante na manutenção da soberania do espaço aéreo e de busca e salvamento.
Para incorporar o tema deste ano, está exibido na cauda e parte dorsal do Hornet, 13 flocos de neve que representam as distintas províncias do Canadá e territórios, criado pelo veterano diretor de design gráfico Jim Belliveau, do 410 Squadron em Cold Lake, Alberta, cada floco de neve representa também um tema original do norte.
A presentação no Brasil foi realizada pelo Capitão Patrick “Paco” Gobeil, que se graduou pelo Centre Québécois de Formation Aéronautique (CQFA, Chi-coutimi) em 1995, entrando para a RCAF dois anos depois, recebendo suas asa de aviador em 2000.
Em 2001, foi transferido para Moose Jaw como instrutor de voo na 2 CFFTS (2 Canadian Forces Flying School), onde acumulou mais de 500 horas de voo de instrução em aeronaves turbo-hélice CT-156 Harvard II. Em 2003 foi selecionado para fazer parte do Snowbird, onde permaneceu até 2007 quando realizou o curso de líder de esquadrilha, sendo tranferido para o 410 Squadron em 2009. O Captitão Gobeil possui mais de 4.000 horas de voo, sendo que aproximadamente 3.000 HV em aeronaves militares de alta performance.
Antes do início da apresentação, acompanhamos o trabalho do pessoal de apoio, que realizou todo o check externo pré-voo e já conectou a aeronave ao APU, enquanto era também realizado o check de instrumentos.
Logo após, nos dirigimos para a cabeceira da pista 02C para acompanhar a decolagem bem de perto, uma vez que o tempo colaborou e neste momento já não chovia mais.
A posição nos proporcionou uma visão privilegiada da taxiway C e conseguimos registrar ótimas imagens da aeronave taxiando, que contou com a coloboração do “Paco”, que posicionou seu CF-18 para transformar o nosso espaço no melhor “spotter point”.
Acelerando seus motores turbofans GE F404, o CF-18 correu a pista com o after burner ligado, deixando pra trás uma belo spray de água para, na sequência, efetuar uma decolagem de tirar o fôlego, caprichando no acentuado ândulo de subida, praticamente colocando a aeronave numa decolagem vertical e, antes mesmo de recolher o trem de pouso, mostrou toda a sua manobrabilidade.
Durante aproximadamente 18 minutos, o Capitão Patrick Gobeil, conseguiu prender a atenção de todos com manobras dos mais variados tipos e estilos, mostrando nitidamente a reserva de potência da aeronave, recuperando com muita facilidade a velocidade, mesmo quando em curvas com acentuado “G”.
Realizou ainda várias passagens baixas, com reduzida velocidade e na sequência, passagens em alta velocidade terminado em subidas verticas, seguidas de tonneau. Numa destas passagens baixas, o CF-18 formou o cone subsônico (sonic boom), que são ondas de choque que se originam no nariz do avião, nos bordos de ataque das asas e na parte terminal da fuselagem, porém, essas ondas por serem forte o suficiente para produzir danos materiais no solo, como quebra de vidros, rachaduras em paredes dentre outros, não foi por razões óbvias, quebrada pelo piloto.
Duas apresentações de alto padrão, para guardar na memória de quem teve a oportunidade de estar lá!
Abs,
Concordo 100% com vc. Foi muito prazeiroso poder ver de perto essas exibições, afinal, nem sempre temos esta oportunidade.
Belo artigo, estive em Pirassununga também e pude apreciar de perto o ronco desses turbofans GE F404. Tanto a Marinha americana quanto o CF-18 Demonstration Team, da RCAF foram incríveis!